MESA DIRETORA - Descontentes querem lançar Zeca Viana

Com o anúncio da chapa Maluf-Nininho, alguns parlamentares decidiram articular uma outra para confrontar a articulação do governo

A formação das chapas para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que ocorre no próximo domingo (1º), parece estar ganhando novos contornos.

Em reunião realizada na tarde de ontem (27), um grupo de parlamentares defendeu o nome do deputado estadual Zeca Viana (PDT) para encabeçar a disputa contra o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que tem o aval do governador Pedro Taques (PDT) para a disputa.

Conforme informações, 16 deputados participaram da reunião. Os deputados estariam insatisfeitos com a imposição do nome do tucano, por parte do governador Pedro Taques (PDT), uma vez que o mesmo abandonou o grupo que marchava inicialmente.

Além disso, são contra a ingerência na sucessão da Casa de Leis.

Com relação à vaga de primeiro-secretário, ficou definido que a mesma ficaria entre o PMDB e o PR, podendo ser indicado os deputados estaduais Romoaldo Junior (PMDB), Emanuel Pinheiro (PR) ou Mauro Savi (PR).

Esta nova “opção” seria levada pelos parlamentares a Taques durante uma reunião na noite de ontem (27) no Palácio Paiaguás.

Até o momento, a chapa encabeçada por Maluf é a favorita na disputa, principalmente depois que o tucano decidiu retornar ao grupo de Taques.

Para se manter na disputa pela presidência da Casa e convidou Nininho (PR) para compor como primeiro-secretário.

A aliança teve o aval do deputado Eduardo Botelho (PSB), que até então era o primeiro-secretário na chapa liderada por Emanuel Pinheiro (PR), que vem ficando isolado em meio ao grupo dos aliados do governador.

Isto porque a aliança entre Maluf e Nininho teria as bênçãos do Executivo.

A possível escolha de Nininho como primeiro-secretário da Mesa teria gerado a revolta de Zeca Viana, que passou a articular com o grupo de Savi, que estaria isolado na disputa. A eleição interna acontece no próximo domingo.

Mesmo vendo a sua candidatura cair por terra, Pinheiro também r disso, o republicano garante que não irá jogar a toalha. Diante deste cenário, todos os pretensos candidatos a presidentes aguardam uma postura de Taques.

Eles pedem que o governador chame uma reunião com o seu grupo de deputados aliado com um intuito de chegarem a um consenso e por fim a esta discussão.

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem Diário de Cuiabá