SHOW SAFRA - Taques destaca força do agronegócio para economia

A importância do agronegócio mato-grossense para a economia brasileira foi destacada pelo governador Pedro Taques durante a abertura da edição 2015 do Show Safra BR-163, que teve início nesta terça-feira (24) e segue até 27 de março, em Lucas do Rio Verde. Durante o evento o governador enfatizou a necessidade do Brasil ajudar o Estado que é o maior produtor de grãos do país. 

“Aqui em Mato Grosso se trabalha muito, ajudamos a balança comercial brasileira com nossa produção. 70% do milho de pipoca é produzido aqui, 32% da soja também e temos ainda 27% da da criação de peixe de água doce produzido aqui pertinho, em Sorriso. Ajudamos o Brasil, agora o Brasil também precisa ajudar Mato Grosso”, afirmou Taques, que aproveitou a ocasião para parabenizar os produtores da região. 

Cerca de 20 mil pessoas devem comparecer ao evento, segundo a organização. O Show Safra tem por objetivo divulgar e difundir tecnologias, democratizar o conhecimento técnico, de mercado, apresentar as principais marcas e produtos para o preparo do solo até a colheita e debater os principais assuntos ligados ao setor do agronegócio. 

O governador Pedro Taques cumpriu extensa agenda em Lucas do Rio Verde. Pela manhã, visitou as obras da Escola Estadual Manuel de Barros, que deve ser entregue até o dia 30 de abril, inclusive com todas as salas equipadas com ar condicionado. O valor da obra total é de R$ 4.476,571 milhões. 

Em visita a unidade Taques conversou com as crianças que foram até as obras da unidade escolar e garantiu que não vai entregar obras inacabadas para a comunidade escolar. “Em nosso governo educação será prioridade”, garantiu. 

O governador visitou ainda as obras de pavimentação de 27,84 km na rodovia Izidoro Pivetta. A Linha 5 faz parte do planejamento de infraestrutura da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e foi realizada pelo município no sistema Parceria Público-Privada (PPP). Taques também prestigiou a inauguração do Ecoponto municipal que inicia um novo modelo de sistema de coleta na cidade. Fundamental dentro do Plano de Gestão de Resíduos, o novo modelo começou a ser construído em 2013 e a partir de 2014 ganhou fôlego com a construção de um local adequado para o recebimento dos materiais. 

Também recebeu atenção do governador o Complexo Municipal Industrial de Produção de Artefatos de Cimento Vida Nova e o prédio no novo Centro Socioeducativo da região. O governador encerrou a agenda em Lucas do Rio Verde com uma reunião com representantes da área de saúde do consórcio de municípios da região do Vale do Teles Pires. 

“Não podemos fazer uma gestão de gabinete. Nosso governo é participativo e quer ouvir as demandas dos municípios que é onde os cidadãos vivem. Queremos fazer um governo justo e justiça não é dar a todos de maneira igual, mas dar àqueles que mais precisam um olhar especial”, concluiu Taques. 

Esta é a quinta viagem oficial de Pedro Taques por Mato Grosso à frente do Governo do Estado. Após a posse, o governador já visitou os municípios de Campo Verde, Cáceres, Rondonópolis e Vila Bela da Santíssima Trindade. Fora do Estado, participou de reuniões em Goiânia (GO) e Brasília (DF). 

SINARA ALVARES
Redação/Gcom-TM