ESTADOS UNIDOS - Governador apresenta Mato Grosso a representantes de fundos de investimentos

A agenda de MT nos Estados Unidos inclui diversos encontros com fundos de investimentos e visitas centros de produção de carne

Em seu primeiro compromisso em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (17.05), o governador Pedro Taques participou de encontro com o banco norte-americano Bernstein Financial. Na oportunidade, o mato-grossense ressaltou a importância de investir em proteínas diante do desafio de aumentar a produção de alimentos.

No encontro para 69 pessoas, representantes dos fundos de investimentos, Taques iniciou sua fala dizendo que atualmente o petróleo é o que move a economia mundial, mas que pode ser substituído pelo xisto. No entanto, o mesmo não acontece com a comida, ressaltando a importância de se investir na produção de alimento. “Venho de um estado que não produz petróleo, mas que é um gigante na produção de proteína animal e vegetal”, afirmou.

Mostrando o gigantismo de Mato Grosso, Taques disse que o Brasil produziu pouco mais de 200 milhões de toneladas em 2015, sendo que o estado foi responsável por 27% da produção nacional. Com isso, novamente foi o primeiro na produção de soja (33%); algodão (58%); milho de pipoca (70%), além do maior rebanho bovino com 29 milhões de cabeças de gado.

“É importante ressaltar a todos vocês e, transmitam isso, que o investidor que optar por investir em Mato Grosso, além da rentabilidade já externada aqui, também terá uma importante função social, já que vai ajudar a alimentar o mundo”, defendeu.

Taques ainda falou das ações internas para garantir os negócios. Segundo o governador, Mato Grosso já prepara uma reforma tributária para gerar ainda mais segurança jurídica e avançar no compromisso com a preservação do meio ambiente. Ele lembrou que o Estado apresentou a ousada meta de zerar o desmatamento até 2020 e que nos últimos dez anos Mato Grosso já diminuiu o desmatamento em 89%, o que representa 1,9 gigatoneladas de CO2. “Apesar dessa produção toda, ainda mantemos em pé mais de 60% da nossa vegetação”, pontuou.

O governador mato-grossense afirmou que o foco, além de aumentar a produção, é aprimorar os produtos. Por isso, Mato Grosso buscou no exterior experiências para a criação do Instituto Mato-grossense de Carnes (Imac), cujo órgãos semelhantes só existem nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Austrália e Uruguai.

Para o governador, este é o momento do estado superar alguns desafios, como na questão logística. Destacou que o Pró-Estrada alcançou a ousada meta de pavimentar 500 quilômetros em apenas um ano. “Este é também um dos setores que precisam de investimentos no nosso estado”, lembrou.

A agenda de Mato Grosso nos Estados Unidos é acompanhada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira. Ambos com a missão de apresentar as ações do governo e as potencialidades de Mato Grosso para receber os investimentos estrangeiros.

Seneri destacou que o evento no exterior é justamente para mostrar Mato Grosso aos fundos de investimentos e as potencialidades que o estado tem de crescimento. Seneri afirma que os profissionais que atuam nos fundos podem mostrar os caminhos para os investidores.

“Nós temos muitas oportunidades e nem todo mundo sabe dessas potencialidades. Um evento como hoje, com fundos de investimentos, boutiques de investimentos e bancos serve para que eles entendam os setores econômicos de Mato Grosso e fazer com que eles invistam no nosso estado. Por exemplo, capitalizando uma nova fábrica de abate de carnes, de lapidação de diamantes ou de produção de móveis. Com esses investimentos, a economia ganha com a geração de empregos”, comenta.

Seneri ressalta que essa estratégia também visa conectar Mato Grosso, por meio da iniciativa privada, com os fundos de investimentos. “No ano passado, neste mesmo momento aqui, a partir das conversas que tivemos com eles, estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão, em vários municípios de Mato Grosso, principalmente em aves e suínos. Mas para isso é preciso ter credibilidade e é isso que o governador Pedro Taques vem mostrando, que Mato Grosso é um estado em que as empresas podem investir e produzir os seus resultados”, pontuou.

O setor produtivo do estado acompanha o governador Pedro Taques na missão aos Estados Unidos. No encontro desta terça-feira participaram o presidente da Famato, Rui Prado; o presidente da Fiemt, Jandir Milan; o representante da Aprosoja, Nelson Luiz Piccoli e o representante da Ampa, Alexandre de Marco. 

Fonte:Thaisa Pimpão e Thiago Andrade | Gcom-MT