'Muitas vidas foram salvas', afirma prefeito em agradecimento aos profissionais de saúde

“Eu quero render a minha homenagem a todos os profissionais da rede pública, especialmente de Cuiabá, que trabalham diretamente comigo, mas também do Estado e de todo o nosso país", disse Emanuel

Durante pronunciamento feito na segunda-feira (13), em suas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou especial atenção aos profissionais de saúde que, diariamente, tem salvado vidas durante esta pandemia de Covid-19, seja por esta doença ou por outras enfermidades. “Salvamos muito mais vidas no atendimento diário em todas as unidades de saúde da Prefeitura de Cuiabá. Oportunidade em que quero agradecer a todos os profissionais de saúde. Aqueles que estão lá na unidade básica, lá na ponta, sendo a porta de entrada para atendimento ao cidadão com os primeiros sintomas, até os profissionais das UPAs e policlínicas, da rede secundárias e também aos profissionais da rede terciária, que atendem os casos Covid-19”, afirmou. 

Pinheiro deu como exemplo os profissionais que atuam no Hospital São Benedito, que tem atendido tanto casos de Covid-19 quanto de outras doenças e agravos. “Além da luta contra a pandemia, nós temos que continuar atendendo os casos não Covid porque as pessoas continuam tendo infarto, AVC, acidentes, atropelamentos, enfim, as outras comorbidades continuam acontecendo e a Prefeitura tem que salvar também os casos não Covid”, ressaltou o gestor.

Outro destaque dado por Emanuel foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, que tem sido utilizada como unidade de referência à Covid-19, na rede secundária e que já conseguiu atingir a marca de 80% de alta hospitalar de seus pacientes, evitando que estes precisem de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estão saindo recuperados, com a graça de Deus em primeiro lugar, e a luta de nossos brilhantes e devotados profissionais da saúde e a luta diária da Prefeitura de Cuiabá pela vida e pela saúde da população”, afirmou. 

Conforme o prefeito da Capital mato-grossense, muito tem se falado sobre as mortes por Covid-19, que representam sofrimento e angústia para todos, mas que o número de pessoas salvas pelos profissionais de saúde é maior. “Eu quero render a minha homenagem a todos os profissionais da rede pública, especialmente de Cuiabá, que trabalham diretamente comigo, mas também do Estado e de todo o nosso país. Nosso respeito, nosso reconhecimento porque muitas vidas foram salvas. Se potencializam os óbitos, se mostra o número de óbitos, mas se fôssemos mostrar o número de vidas salvas em Cuiabá pelo nosso sistema de saúde, pelos nossos profissionais, teríamos um número muito maior e muito mais emocionante”, avalia. 

Emanuel Pinheiro disse ainda acreditar que apesar de todos os percalços, conseguiremos sair melhores dessa situação de pandemia. “Com a graça de Deus, apesar da dor, das perdas ao longo desse processo, nós vamos sair maiores do que entramos, dando segurança e esperança à população cuiabana de que dias melhores virão e que estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a vida das pessoas”, assegurou.

Fonte: CELLY SILVA - Assessoria de Imprensa