CRF-MT promove palestra sobre ‘Assistência Farmacêutica no Aleitamento Materno’

Para celebrar o "Agosto Dourado", mês em que vários países intensificam a importância do aleitamento materno, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) promove na próxima sexta-feira (07.08), às 19h, a palestra ‘Assistência Farmacêutica no Aleitamento Materno’, no Google Meet.

A palestra é gratuita e os interessados podem fazer a inscrição neste link: https://www.sympla.com.br/palestra-assistencia-farmaceutica-no-aleitamento-materno__931762, as vagas são limitadas.

"A nossa intenção é mostrar à classe farmacêutica que eles também podem trabalhar com essas ações, orientando as gestantes e mamães que precisam de ajuda", conta o presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior.

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A palestrante Janaína Vasconcelos é farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de Cuiabá, especialista em Hematologia e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso. Desde 2001 ela trabalha com o tema Aleitamento Materno.

Janaína reforça que o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda deve ser mantido e estimulado mesmo durante a pandemia de Covid-19. Pois, até o momento não existem evidências científicas que comprovem a presença do coronavírus no leite materno de mulheres que contraíram a infecção.

“As mães devem estar atentas aos cuidados relacionados nas práticas de higienização das mãos antes e após tocar no bebê, uso máscara facial e, no caso de extração do leite, de limpeza rigorosa do equipamento”, destaca a farmacêutica.

Fonte: AsCom/CRFMT