Pesquisa: comerciantes de Cuiabá encerram o ano mais confiantes

A última pesquisa de 2021, que avalia a confiança do empresário do comércio (Icec) na capital, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), apresentou alta de 2% sobre o mês anterior e fechou o ano com 135 pontos, acumulando alta de 9,9% no ano.

Para o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, a evolução do indicador é considerado positivo, pois reflete nos demais setores da economia. “Este resultado é uma notícia otimista para toda a economia cuiabana, já que o comércio alavanca todos os demais setores”, explicou Munhoz.

Todos os componentes que formam o Icec apresentaram variação positiva no mês, com destaque para o índice que acompanha o investimento, com alta de 4,5%. Das 181 empresas entrevistadas na capital, 92,2% têm expectativas de aumentar a contratação de funcionários. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também destacou os altos índices para expectativas futuras.

“Alguns indicadores que formam a pesquisa, como a ‘expectativa para o comércio’ continuam melhorando, onde mostra que 96,2% dos comerciantes entrevistados esperam melhoria para o setor, além da alta intenção para a contratação de funcionários. Portanto, temos dados bastantes animadores para um final de ano com aumento na movimentação do comércio varejista em Cuiabá”, explicou o presidente da Fecomércio-MT.

Pesquisa de Consumo

A recente pesquisa sobre a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal de 2021, realizada pelo IPF-MT, ajudam a reforçar o aumento da confiança do comerciante. 68% dos entrevistados pretendem fazer compras neste período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionado para o consumo”, acrescentou Wenceslau Júnior.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Gustavo Ourique = Assessoria de Imprensa Fecomércio MT