Páginas

Atletas vencedores da 3ª etapa do Circuito Mato-Grossense de Beach Tennis estão classificados para a competição nacional

Com 377 inscrições de atletas amadores e profissionais de 15 municípios, a 3ª etapa do Circuito Mato-Grossense de Beach Tênis foi realizada entre os dias 22 e 26 deste mês.

Considerada a maior do estado com 14 categorias masculina, feminina e mista, a competição foi realizada em duplas, divididas por idade: Sub14 e Sub18, e para atletas com mais de 40 anos e mais de 50 anos. São desde iniciantes (categoria D), as intermediárias (C e B) até os atletas de alto nível (categoria A). 

Partidas realizadas em Cuiabá foram sediadas no CT Bonifácia e contou com o apoio da Enersim, gestora de energia compartilhada, com atuação em todo Mato Grosso. 

Esta etapa foi muito importante, pois conta pontos para o ranking estadual e os dois melhores atletas de cada categoria serão convocados pela Federação de Beach Tennis de Mato Grosso para representar o estado na Copa das Federações, que será disputada em Recife (PE), em novembro. 

“No ano passado, Mato Grosso ficou em 14º entre os 27 estados. Na categoria A, ficamos em 3º lugar. Temos atletas de alto rendimento que jogam na categoria A e com pontos na ITF (Federação Internacional de Beach Tennis), que estão rodando o mundo, temos um nível técnico alto”, destacou o presidente da Federação de Beach Tennis no estado, Bruno França. 

O diretor do CT Bonifácia, Ricardo Cintra, destacou que o esporte tem crescido aqui em MT e o número de inscritos na terceira etapa surpreendeu. O aspecto familiar e a possibilidade de qualquer pessoa, até quem nunca jogou ,poder disputar o campeonato são fatores que têm atraído mais adeptos. 

“É um esporte muito democrático para jogar com a família e amigos, já que ele é muito fácil pra você começar a jogar. Outra coisa que ajuda nesse crescimento é a possibilidade de você conseguir jogar com a família. O marido joga com a esposa, o pai joga com o filho, a mãe joga com a filha”. 

O curioso é que muitos talentos despontam na quadra de areia sem mesmo a intenção de ser campeões. Ricardo diz que já viu muitos atletas crescerem no esporte de forma despretensiosa. 

“Você vê um grande atleta jogando mesmo sem o costume de jogar. Muitos deles na categoria sub 14 e sub 18, que estão começando e investir no esporte. Além disso, é uma forma de trazer essas crianças e adolescentes da geração do TikTok e do Instagram para um esporte com o pé na areia”. 

O prestígio do CT Bonifácia dentre os atletas atraiu mais esportistas nesta etapa, oriundos de 15 municípios de Mato Grosso, e fez com que o diretor do CT já planeje recepcionar uma etapa nacional de Beach Tennis em Cuiabá. 

“Esse é o nosso objetivo. O CT quer trazer esse ano ainda, temos um planejamento, mas se não der certo, em 2024 com certeza , o CT Bonifácia estará transmitindo, promovendo e trazendo uma etapa do Circuito Brasileiro de Beach Tennis”. 

Categoria DUPLA CAMPEà

Sub14 Sophia Fielder/Gionava Dotti 

Sub14 Guilherme Groto/Matheus Coelho 

Sub18 Maria Macedo/Letícia Macedo 

Sub18 Murilo Pinheiro/Kauan Bortolini 

XD Kiara Polato/Enrico Polato 

XC Antonio Manzolin/Daphenny Ramsay 

XB Ana Clara Pozzetti/GuilhermeMangieri 

XA Vitor Paes/Jackeline Souza 

F40+ Giovana Parreira/Ellen Deon 

M40+ Roberto Silva/Stenio Filho 

F50+ Ana Luiza Peterlini/Rose Constantini 

M50+ Diego Senger/Rodrigo Rahal 

FD Manuela Macota/Kiara Polato 

MD Rodrigo Flores/Roberto Prata 

FC Camila Duarte/Flavia Rondon 

MC Helder Umburanas/Murilo Pinheiro 

FB Patricia Fernandes/Regina Marino 

MB Marcelo Moussalem/Gabriel Santin 

FA Gessica Machado/Andressa Gomes 

MA Maycon Silva/Daniel Roma

Apoio da Enersim

O diretor do CT Bonifácia credita à parceria privada, como a da Enersim, pelo sucesso do esporte em Mato Grosso. “A gente consegue montar uma estrutura, graças ao apoio de empresas como a Enersim, que sempre incentiva o nosso Esporte”. 

Bruno França, da Federação de Beach Tennis, concorda com Ricardo e diz que sem o apoio privado, o evento não seria realizado. “É uma estrutura que demanda um investimento muito alto e se não fosse o apoio da iniciativa privada, dos patrocinadores, o evento não aconteceria. Em nome da Federação de Beach Tennis, a gente só tem a agradecer por fazer essa etapa acontecer”. 

O diretor da Enersim, Dalminho Defanti, conta que fica feliz em apoiar o esporte e que isso faz parte do propósito social da empresa em colaborar com a formação de pessoas do bem. “A prática esportiva trabalha valores como concentração, qualidade de vida, disciplina e foco, e todos esses estão associados à Enersim”.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa