Dia Mundial do Meio Ambiente – Juvam de Cuiabá divulga ponto de coleta de resíduos e distribui mudas

Em mais uma ação para espalhar o verde pela Capital e a conscientização ambiental, o Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário Mato-grossense, divulgou o ponto de coleta de resíduos recicláveis localizado na sede do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) no bairro Bosque da Saúde, na Capital, e distribuiu mudas de árvores frutíferas e nativas para à população. A agenda ocorre em alusão à Semana do Meio Ambiente, que celebrou nessa segunda-feira (05 de junho), o dia Mundial do Meio Ambiente.

“Esse ponto de coleta partiu do próprio bairro. Os moradores nos procuraram há um tempo e foi firmada a parceria com a Associação de Catadores e disponibilizado o espaço. Mas houve um hábito e uma adesão tão grande da população que a gente precisou trazer um espaço diferente e o reformular. Hoje temos uma espaço mais organizado”, pontuou o assessor do Juvam, Sérgio Savioli Resende.

Conforme o assessor, a população pode levar até o ponto de coleta todo material reciclável como lata, plástico ou papel e depositá-los nas bags disponibilizadas no local. “O Juizado Volante Ambiental sempre tem uma preocupação muito grande com a conscientização, então de um lado temos o reaproveitamento, o reuso com a reciclagem, mas do outro também temos a parte de conscientização ambiental, de impactos que a gente sabe que existem por conta do desmatamento, do crescimento populacional em si. Por conta disso temos o projeto Verde Novo, que visa o plantio em áreas públicas, a doação de mudas para que as pessoas possam plantar em casa, e palestras sobre educação ambiental, por isso é um projeto completo”, ressaltou .

A gestora administrativa do Juvam, Thaís Colucci Batista, informou que toda terça-feira de manhã, o caminhão da Prefeitura passa para fazer a coleta dos materiais e encaminha para a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopemar). “É uma iniciativa muito importante porque não dá para viver só acumulando e sem reciclar, é um exemplo que deveria se espalhar por todos os bairros da cidade”, avaliou.

O morador Rodrigo Luiz Silva conta que os vizinhos do prédio se organizam, separam o lixo e levam para o ponto do Juvam. “O lixo não é bom e se for separado acaba voltando de outra forma e contribuindo para o Meio Ambiente. Estava passando aqui e aproveitei para levar umas mudas de árvores frutíferas e nativas. Espero que todos se conscientizem, plantem, se puder recicle e jogo seu lixo no lixo”, destacou.

A educadora física Tatiana Rocha Barros estava passando pelo local e aproveitou para garantir umas mudas frutíferas. “O projeto é maravilhoso porque nossa Cidade Verde precisa de mais verde. A gente acaba descobrindo a felicidade de plantar, então não pensei duas vezes em parar o carro e pegar uma mudinha para mim. Eu peguei amora, coisa que traz lembrança. Na minha infância tinha de tudo um pouco em casa e na hora que vi maracujá, graviola, peguei. Agora tenho netos e poder plantar com eles é maravilhoso”, enalteceu.

Verde Novo - É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).

Fonte: Eli Cristina Azevedo/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT