“Nunca na minha vida eu ganhei um prêmio como esse”. A fala dita de forma emocionada e com olhos marejados é do seu Erisberto Almeida, presidente da Associação de Pequenos Produtores Assentamento Marcolada, um dos 52 homenageados no 1° Prêmio Sesc Mesa Brasil. O evento ocorreu na última quarta-feira (22), no auditório da Fecomércio-MT, com entrega de troféus aos parceiros que contribuem de forma significativa no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
O presidente do Sistema Comércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou que o projeto é o maior banco de alimentos da América Latina. “O Sesc Mesa Brasil é uma iniciativa fundamental, que reflete a essência de solidariedade e compromisso social do Sistema Comércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). Essa grandiosidade é possível graças ao apoio e à generosidade dos nossos empresários e produtores da agricultura familiar”, ressalta.
Seu Erisberto conta que o assentamento produz milho, quiabo, mandioca, couve e cheiro-verde. Se sente fortalecido com o reconhecimento e considera a parceria, que dura cerca de oito anos, um privilégio. “A gente sabe que esses alimentos vão ter um destino certo, ou seja, realmente vão para pessoas que mais necessitam. Hoje a gente pôde ver que o Sesc Mesa Brasil é parceiro mesmo e somos muito gratos por isso. Enquanto a gente viver, estaremos aí, sendo parceiros”, diz emocionado e com o troféu em mãos.
Leonaldo Magalhães, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), comenta que além de receber os alimentos, a instituição também faz doações ao projeto. “Nossa parceria tem mais de 10 anos e quando algo sobra, não deixamos perder. Por isso, retornamos ao Sesc Mesa Brasil. A atitude acaba se tornando um resultado bacana para os dois lados. A gente ajuda e é ajudado”, enfatiza.
Veja aqui como o projeto influencia no dia a dia da Associação Pestalozzi de Cuiabá: https://youtu.be/94nPEIR717k
Na ponte entre os produtores rurais e o Sesc Mesa Brasil também está a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Superintendente regional, Francielle Tonietti, explica que a empresa faz a aquisição da produção da agricultura familiar e doa pra instituições, como o Sesc-MT. “Nos últimos 10 anos, fizemos a doação de cerca de R$ 2,2 milhões em alimentos”, diz. “Às vezes temos certa dificuldade em chegar até quem precisa e o Sesc-MT é um parceiro que tem essa conexão direta com essas instituições. A gente espera que a parceria se estenda por muitos anos”, enfatiza.
Evilaine Silva, representante da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC), considera que o prêmio representa muito para a instituição. “Só temos a agradecer ao Sesc Mesa Brasil por estar nos ajudando nesses anos todos de parceria. A ação nos ajuda com a alimentação saudável e nutritiva aos nossos beneficiários, porque eles precisam de toda uma assistência nutricional”, finaliza.
Sesc Mesa Brasil em números
O Sesc Mesa Brasil é uma rede nacional de solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio de doação de alimentos excedentes com ou sem valor comercial. Apenas em abril, foram distribuídos 109.506 de alimentos não perecíveis. No acumulado de 2024, os dados do Sesc-MT contabilizam 328.747 quilos de alimentos.
Em 2023, o programa arrecadou mais de 820.201 quilos de produtos não perecíveis em Mato Grosso, que beneficiaram mais de 400 mil pessoas.
Essas instituições desempenham um papel crucial, atendendo sistematicamente a população em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo que muitas famílias pudessem passar o fim de ano com dignidade e esperança.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: Laura Resende - Comunicação SESC-MT