Páginas

Direto do Distrito Federal, Reco do Bandolim e o grupo Choro Livre se apresentam no Festival Mato-grossense de Choro

O show será no dia 15 de setembro, domingo, a partir das 17h40, no Jardim do Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Terça-feira, 10 de setembro de 2024 - O Festival Mato-Grossense de Choro recebe em seu palco, no domingo (15), Reco do Bandolim e o grupo Choro Livre, diretamente do Distrito Federal, trazendo releituras contemporâneas dos clássicos do Choro e complementando o repertório com novos autores e composições próprias. Para os dias do evento, a doação de 1kg de alimento não perecível é voluntária. Os alimentos serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil.

A 4ª Edição do Festival Mato-grossense de Choro será realizada nos dias 13, 14, 15 e 17 de setembro, a partir das 18 horas, com exceção de domingo, quando a música começa às 17h40, no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Fundado há mais de 30 anos por Reco do Bandolim, o Choro Livre já esteve no palco com renomados nomes da MPB, como Nelson do Cavaquinho, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Hermeto Paschoal e Sivuca. Reco do Bandolim, como o nome já informa, é um renomado bandolinista brasileiro, presidente do Clube do Choro de Brasília e fundador da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.

Reco e seu grupo são referência na cena musical de Brasília e em todo o Brasil. Além de suas apresentações ao vivo, o Choro Livre tem uma vasta produção discográfica, com álbuns que são marcos no registro desse gênero tão importante para a cultura brasileira, como Brasileirinho (2004); Sopro de Codas (2007); Uma História do Choro (2013) e Choro Livre ao Vivo (2017).

O grupo já excursionou pela Europa, Ásia, África, América do Sul, Caribe e América do Norte. Em maio de 2018, o grupo fez turnê pela Europa, onde participou do 14º Festival do Choro em Paris (França) e do Festival de Roterdã (Holanda), além de tocar no Museu do Fado, em Lisboa (Portugal), apresentando repertório de clássicos da MPB que exaltam o Brasil e o povo brasileiro.

O Choro Livre é formado por Reco do Bandolim (bandolim), Henrique Neto (violão de 7 cordas), George Costa (violão de 6 cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro).

Para entrar no clima do Festival Mato-grossense de Choro, uma playslit especial foi criada. Clique aqui para ouvir.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 13 – Sexta-feira

13h30 – Oficina: Masterclass de “Violão de 7 cordas no Choro” com Rogério Caetano – link para inscrição: https://bit.ly/oficinaviolao7cordas

18h – Apresentação: Choros e Serestas (MT)

20h – Apresentação: Choro na Rua (RJ)

Dia 14 – Sábado

09h – Oficina de Música – Masterclass de “Interpretação no Choro” com Silvério Pontes – link para inscrição https://bit.ly/oficinainterpretaçãonochoro

18h30 – Apresentação: Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense (MT)

20h15 – Apresentação: Nilze Carvalho (RJ)

Dia 15 – Domingo

17h40 – Orquestra Cuiabana de Choro (MT)

19h30 – Reco do Bandolim & Choro Livre (DF)

Dia 17 – Terça-feira

18h – Roda de Choro

SERVIÇO:

4º Festival Mato-grossense de Choro

Local: Sesc Arsenal

Quando: dias 13, 14, 15 e 17 de setembro

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT