HCFcom

Gestão cultural e musical em Mato Grosso é tema do novo episódio do PodCrê

Confira algumas dicas de como gerir um projeto cultural e fazer dele um grande sucesso

O cenário artístico e autoral mato-grossense tem crescido nos últimos anos, mas você já se perguntou quem ajuda a realizar a produção por trás dos palcos? Desde a concepção de um projeto até a realização dele, existem etapas extensas que exigem planejamento e gestão inteligente. Para manter a cena musical ativa, é necessário investimento adequado e políticas públicas favoráveis, o que pode acabar se tornando um desafio.

Neste episódio do PodCrê, produzido pelo Sistema Comércio de Mato Grosso, as apresentadoras Thielli Ehlert, diretora de Comunicação e Marketing do Sistema Comércio-MT, e Livia Barros, coordenadora de Comunicação e Marketing do Sesc-MT, recebem Larissa Sossai, produtora por trás do Lambuza Musical, e Natalia Ramires, produtora cultural do Sesc-MT.

Inserida no universo de produção desde 2016, Larissa começou a se profissionalizar em 2020, aproveitando da possibilidade de cursos EAD oferecidos por causa da pandemia. “Minha formação é em psicologia, mas no curso eu formei uma banda com uns amigos da faculdade e descobri que o palco não é o meu lugar. Depois de formada, comecei a trabalhar com a minha companheira, que é artista da música, fui acompanhando a trajetória dela e o meu aprendizado foi na prática mesmo”, conta.

Natalia também ocupou os palcos antes de começar a vida na produção. Dançarina profissional do grupo folclórico Flor Ribeirinha e da Companhia de Danças Árabes Oriental Natasha Said, ela teve um percurso fluído e sempre entendeu os seus objetivos. Graduada em História, ela sabia que não queria lecionar. “Eu queria abraçar todas as oportunidades que viessem na área da história que não fosse sala de aula e, na dança, eu tive essa acessibilidade com a produção cultural, porque eu não me satisfazia só dançando”, diz ela.

De acordo com Larissa, a curiosidade e organização são pontos essenciais para um bom produtor cultural. “Quando a pessoa vê um espetáculo artístico ou um filme e se interesse em saber o por trás, já mostra um caminho que pode se desenvolver. Só que dentro da produção, precisa ter organização”, explica. Natalia acrescenta que, além disso, a pessoa também precisa ser boa comunicadora. “É fundamental a gente ter uma boa comunicação e relacionamento, e são habilidades que a gente vai construindo”, conta ela.

Para conferir mais dicas sobre as maneiras de captar recursos, viabilizar projetos culturais e executar todos os planos colocados no papel, acesse o episódio completo do PodCrê com Larissa Sossai e Natalia Ramires, que está disponível no canal do Sesc Mato Grosso no Youtube (clique aqui) e plataformas de áudio (Spotify/ Deezer/ Apple Podcasts/ Amazon Music/ Google Podcasts/ Castbox).

Sobre o PodCrê

PodCrê, é o podcast semanal realizado pelo Sistema Comércio MT que apresenta análises, dicas e reflexões, por meio de uma visão única sobre assuntos da atualidade que impactam diretamente a jornada pessoal e profissional, com o auxílio das vozes de especialistas, influenciadores e personalidades de Mato Grosso.

Confira os outros episódios na playlist do Podcrê no Youtube, clicando no link.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT