HCFcom

Sesc Arsenal celebra as expressões culturais dos povos indígenas neste sábado (22) com o projeto ‘Conhecendo o Artesão’

Cleonice Monzilar, artesã indígena do Povo Umutina, irá expor peças como colares e brincos de sementes e cestarias

O Sesc Arsenal, por meio do projeto ‘Conhecendo o Artesão’, recebe neste sábado (22), das 7h30 às 10h30, a artesã indígena Cleonice Monzilar, do Povo Umutina, que irá demonstrar um pouco de seu trabalho com colares e brincos feitos com sementes coletadas na natureza e, também, a arte de tecer cestos. O projeto tem o objetivo de proporcionar o diálogo direto entre artesãos e a comunidade local, valorizando as produções manuais e difundir as riquezas culturais de Mato Grosso.

Artesã a cerca de 40 anos, Cleonice contou que começou fazendo primeiro brincos de semente e tecendo cestos, ofício que aprendeu com a avó. Em seguida, foi a vez a mãe ensinar a fazer os abanadores e, com o tempo, aprendeu por si a fazer os colares.

“Eu coletava sementes com meu pai. Conheci várias sementes do mato, que achava bonita, com duas cores, tipo a olho de cabra, que o pessoal conhece como ‘tento’, a saboneteira também, que é grandona, e tem a do buriti. E assim fui criando minhas novidades”, explicou.

Cleonice veio estudar em Cuiabá e, para se manter, começou a fazer os artesanatos e continua até os dias atuais. “Eu faço artesanato desde os 12 anos e é algo que é de família. Nós somos uma associação familiar de artesanato. A nossa família sobrevive assim. E eu sou muito grata ao Sesc-MT por me convidar para vir expor”, concluiu.

Saiba mais sobre a Cleonice e seus artesanatos no vídeo do projeto Sesc Conterrâneos, disponível no Youtube, clicando aqui.

Serviço
  • Artesã indígena Cleonice Monzilar, do povo Umutina.
  • Quando: Sábado, 22 de março
  • Horário: 7h30 às 10h30
  • Onde: Hall de entrada do Sesc Arsenal
Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT