Durante o encontro, eles puderam conhecer mais sobre o agronegócio brasileiro, em especial no estado de Mato Grosso.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) recebeu, nesta segunda-feira (28.04), um grupo de produtores agropecuários da Argentina para uma visita técnica e intercâmbio de informações sobre a entidade. O grupo é formado por 22 produtores da região central do país, abrangendo as províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba.
Durante o encontro, eles puderam conhecer mais sobre o agronegócio brasileiro, especialmente no estado de Mato Grosso, debatendo temas como produção e produtividade da soja, práticas de plantio direto e desafios atuais e futuros.Também tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações da Aprosoja MT em prol dos produtores rurais do estado.
Vindos das principais regiões produtoras de soja da Argentina, os visitantes tiraram suas dúvidas sobre a rotina da cultura de grãos, como mão de obra, maquinários, armazenagem, legislações e clima. Segundo o produtor do município de Monte Maiz, localizado na província de Córdoba, Rodrigo Tauro, estar na entidade fez com que ele entendesse mais sobre como o Brasil se tornou uma potência no agronegócio.
“Viemos de uma região onde o plantio da soja ocorre no Pampa, que é uma área de solos ricos por natureza. Já aqui, foi desenvolvido com esforço e pesquisa para produzir, mesmo em condições adversas, como a luz intensa do sol. É justamente por isso que fico tão impressionado e admiro a forma como conseguem fazer isso tão bem, sempre levando em conta princípios básicos de cuidado com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, tornando produtivas até mesmo as áreas mais pobres”, explica o produtor.
Ainda esta semana, os produtores irão visitar algumas fazendas em Nova Mutum para ver de perto a rotina dos agricultores mato-grossenses. A visita à sede da Aprosoja MT reforça a importância da troca de conhecimentos e experiências para o fortalecimento do agronegócio em nível global.
Por Ana Frutuoso - Assessoria de Comunicação
Crédito: Ana Frutuoso/ Aprosoja MT