Páginas

Apro360 debate sustentabilidade da soja e oportunidades internacionais na China durante bate-papo com Ariana Guedes

O diálogo abordou sobre sustentabilidade na produção de soja, as oportunidades comerciais no mercado chinês e a versatilidade da soja.

O podcast Apro360, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), recebeu nesta semana a servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec MT), Ariana Guedes, para dialogar sobre a sustentabilidade na produção de soja, as oportunidades comerciais no mercado chinês e a versatilidade da soja. A conversa foi conduzida pelo diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, e pela jornalista Fernanda Trindade, em um bate-papo descontraído, mas de grande relevância para produtores rurais e para a sociedade.

Representando o Estado de Mato Grosso na Ásia, Ariana Guedes integra a lista das 50 Mulheres que levam o agro do Brasil para o mundo, publicada pela revista Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo. Durante o bate papo, a servidora compartilhou suas impressões sobre os encontros realizados com representantes de instituições da China e destacou a importância do agronegócio para o continente asiático. Segundo ela, a busca pela soja sustentável e responsabilidade socioambiental tem se intensificado na China, tornando-se um cenário favorável aos produtores mato-grossenses.

“Se nós não estamos lá dentro, não somos vistos. Temos que estar presentes para diversificar nossa pauta comercial, que até 2019 era concentrada em carne e soja. É um trabalho de longo prazo, que envolve networking, consolidação de relações e promoção da imagem das entidades. Com a soja sustentável, os produtores conseguem acompanhar tendências, acordos e entender melhor o que a China quer. São oportunidades concretas para quem é associado à Aprosoja MT”, afirmou Ariana.

Além do debate sobre a soja sustentável, a convidada destacou a versatilidade da soja, cuja aplicação vai muito além da alimentação humana e animal. Produtos como cosméticos, tecidos e biocombustíveis fazem parte da extensa cadeia de derivados da soja. “Da soja, eles produzem mais de 100 itens. As grandes universidades da China, voltadas ao agronegócio, têm departamentos específicos dedicados ao desenvolvimento industrial da cadeia da soja. Eles valorizam a história, e dentro dessa história, a soja tem um papel importante, assim como a madeira e o chá. Tudo tem seu valor”, explicou.

Durante o episódio, o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, questionou sobre as possibilidades de Mato Grosso expandir as exportações no continente para outros produtos, como o milho. Para Ariana, há potencial no mercado, mas também desafios. “É um mercado mais sensível. Já exportamos gergelim e feijão. Há cerca de oito anos, a embaixada da Índia começou a realizar missões para Mato Grosso solicitando produção de grãos como grão-de-bico, lentilha e feijões. Existe uma demanda crescente por diversificação, mas a Índia não é um mercado simples”, ponderou a servidora.

Com esta entrevista, o Apro360 encerra o mês de abril trazendo à tona discussões importantes para o futuro do agronegócio, principalmente o mato-grossense. Para assistir o episódio na íntegra, acesse as plataformas oficiais da Aprosoja Mato Grosso.

Por Marina Cintra - Assessoria de Comunicação

Foto: Beatriz Campos/Aprosoja MT