Páginas

Primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros emociona o público e reforça a tradição em Poxoréu

Evento que ocorre no Parque de Exposição, segue neste sábado (3) com entrada solidária, a partir das 17h30

O primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, realizado nesta sexta-feira (2), levou milhares de pessoas ao Parque de Exposições da cidade, numa celebração vibrante da música raiz e da cultura popular. O evento, que já faz parte do calendário cultural de Mato Grosso, emocionou o público com apresentações que reuniram talento e tradição.

O presidente do Sistema Comércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enfatizou a honra de estar no Encontro e poder levar uma festa tão tradicional para o Brasil inteiro. “Agradeço de coração a população de Poxoréu e de Mato Grosso por sempre nos acolherem e queremos retribuir esse carinho cada vez mais, mantendo e fortalecendo a tradição da viola caipira com o encontro de violeiros”, completou.

Para o prefeito de Poxoréu, Luciano Sol, a parceria com o Sesc-MT, que está no quarto ano, é essencial para a realização do evento. “A chegada do Sesc somou forças para essa festa continuar maravilhosa e, cada vez mais, fortalecer a cultura da viola caipira em Poxoréu, em Mato Grosso e no Brasil”, ressaltou.

Representando o governador Mauro Mendes, o deputado federal e secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Fábio Garcia, falou sobre a simbologia do evento para um estado movido pelo agronegócio. “Neste dia, nós nos transformamos na capital da viola e trocamos o som dos maquinários pelo som da viola e a voz do violeiro, simbolizando toda essa força cultural que a gente tem. É importantíssimo para Poxoréu e para Mato Grosso reafirmar as nossas tradições e a nossa cultura”, concluiu.

“Aqui, no Encontro de Violeiros, se faz o fomento da cultura mato-grossense, especialmente da cultura do povo de Poxoréu, cativando de crianças a adultos a tocarem violae virem ouvir também a moda de viola”, enfatizou a deputada estadual, Janaina Riva.

O senador Wellington Fagundes agradeceu a Fecomércio, por meio do Sesc-MT, por todo apoio que tem dispensado na realização do Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu. “Esse evento é raiz, é cultura, e a Fecomércio como um todo tem feito um trabalho brilhante ao eleger Poxoréu como o local da raiz da nossa cultura, e com nossas crianças com a escola de viola e orquestra de viola”, completou.

Na Concha Acústica, nomes como Vinicius e Venâncio, Trio Viola Raiz, Clara Viola, Zé Mulato e Cassiano, Juliana Andrade e Cleiton Torres e a dupla Goiano e Paranaense encantaram a plateia, que participou intensamente de cada moda.

Já no Palco Central, Pâmella Viola e Karoline abriram os trabalhos para Felipe Araújo, que encerrou a noite, levando ainda mais diversidade e animação reunindo diferentes gerações que aproveitaram até o último acorde musical.

A festa continua neste sábado (3), a partir das 17h30, com novas atrações na Concha Acústica e no Palco Central. Sobem ao palco da Concha Batô e Cleber, Pâmella Viola e Karoline, Orquestra de Viola de Poxoréu, Orquestra Sesc de Viola (MG), Orquestra Viola Divina, Fernando e Osmair, Mococa e Paraíso, Alex e Yvan e Paulo Cruz. No Palco Central, Munhoz e Mariano encerram a noite em grande estilo.

A entrada é solidária e voluntária. Para participar, o público é convidado a doar 1kg de alimento não perecível. Quem doar, receberá um cupom para concorrer a uma viola.

O evento ainda contou a com a presença dos deputados federais José Medeiros e Rodrigo Lugli; do deputado estadual Nininho; do presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin; do presidente da Famato, Vilmondes Tomain; do presidente da Fiemt, Sílvio Rangel; do vice-presidente da Fecomércio MT, Marco Pessoz; da diretora de Comunicação do Sistema Fecomércio, Thielli Ehlert; do diretor regional do Sesc, Allan Serotini; do diretor regional do Senac, Edson Dahmer; dos diretores do Sesc-MT, Betania Bedoni, Carlos Kempa e Ellen Silva, e conselheiros da Fecomércio-MT.

O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel -MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).

Confira abaixo os horários das apresentações do segundo dia de evento:

Concha acústica

17h30 – Batô e Cleber

18h20 – Pâmella Viola e Karoline

19h10 – Orquestra de Viola de Poxoréu

19h30 – Orquestra Sesc de Viola (MG)

20h – Orquestra Viola Divina

20h50 – Fernando e Osmair

21h40 – Abertura oficial

22h00 – Zé Mulato e Cassiano

22h50 – Mococa e Paraíso

23h40 – Alex e Yvan

23h40 – Paulo Cruz

Palco central

00h30 – Pâmella Viola e Karoline

01h30 – Munhoz e Mariano

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Sábado, 3 de maio de 2025

Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT