Cacique Raoni recebe Prêmio de Direitos Humanos em Mato Grosso

Lúdio Cabral entregou prêmio a cacique por sua defesa dos povos indígenas, dos direitos humanos e direitos da naturezaUma das principais lideranças indígenas do Brasil, o cacique Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos povos originários, foi homenageado com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destinado pelo deputado Lúdio Cabral (PT-MT).

“O cacique Raoni é alguém que sempre dedicou a sua vida em defesa da Amazônia, dos povos indígenas, dos direitos humanos e direitos da natureza, que garante a nossa vida aqui na Terra. Por isso um prêmio destinado a homenagear personalidades pelo compromisso, dedicação e testemunho na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos previstos na Constituição Federal e Constituição Estadual de Mato Grosso. Com toda a história de luta do Raoni em defesa dos povos indígenas do país, ele nunca havia sido homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, afirmou Lúdio Cabral.

A honraria foi entregue à representante Kokonan Metuktire, filha do cacique, em audiência pública da Assembleia Legislativa realizada no dia 5 de abril, durante encerramento do 2º Acampamento Terra Livre Mato Grosso (ATL-MT), em Cuiabá, para debater política públicas para os povos indígenas no estado. “Meu pai vem lutando pelos direitos de todos os povos indígenas desde muito novo. Fico muito feliz de estar recebendo esse prêmio que levo a ele. Agradeço de coração”, disse Kokonan Metuktire na ocasião.

A presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, também celebrou a homenagem. “É mais do que justo a Assembleia homenagear a nossa grande liderança. Uma homenagem que precisa ser feita em vida. A luta do Raoni fala por si, e ficamos emocionados com esse momento que nos anima a seguir com êxito a sua luta”.

O ATL-MT e a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa estão na 2ª edição. No acampamento, a Fepoimt dialoga sobre os principais desafios dos povos indígenas de Mato Grosso na esfera estadual, em debate com o Poder Legislativo e Executivo e as organizações que atuam em temas de interesse comum. O ATL de Cuiabá também mobiliza as sete regionais para contribuírem com pautas a serem levadas para o ATL nacional, a ser realizado em Brasília entre 22 e 26 de abril.

Fonte: Laíse Lucatelli - Assessoria de imprensa
Foto: Flávio André