.jpg)
NOVA DÉLHI - O Brasil conseguiu nesta segunda-feira sua primeira vitória pelo Grupo B da Copa do Mundo de vôlei ao bater a Espanha por 3 sets a 0, com parciais de 30/28, 25/17 e 25/16, em partida disputada no Matsumoto City General Gymnasium, na cidade japonesa de Matsumoto.
Após ter perdido para os Estados Unidos em sua estréia na competição, neste domingo, o Brasil melhorou seu rendimento - principalmente no saque - e venceu hoje a atual campeã européia.
Com destaque para o oposto André Nascimento, que fez 18 pontos e foi o maior pontuador da partida, a seleção brasileira briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, já que as três melhores equipes da Copa do Mundo garantem sua participação na disputa olímpica.
A disputa foi equilibrada durante toda a partida. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho começa o primeiro set em igualdade com a Espanha, que, defendendo e usando bem o contra-ataque, chega logo a abrir vantagem de três pontos.
Os espanhóis procuram explorar as falhas no bloqueio do Brasil para disparar na frente, mas o Brasil começa a forçar o saque para encostar no placar e não deixar a Espanha abrir grande vantagem.
Em um final emocionante e equilibrado, no qual a Espanha teve várias chances do set point, os brasileiros se impõem e fecham o longo primeiro set em 30 a 28.
O Brasil volta melhor no segundo set - usando bem o saque e o bloqueio - e começa na frente, apesar de logo depois a Espanha ter chegado a abrir três pontos de diferença. Os brasileiros empatam em 10 a 10 após uma "bomba" no saque de André Nascimento, viram no placar e conseguem se recuperar.
Após abrir três pontos na frente da Espanha, a seleção brasileira amplia a diferença e administra a vantagem até ganhar o segundo set.
O terceiro set começou com o Brasil abrindo logo uma boa vantagem sobre os espanhóis.
Com a preocupação de não deixar a Espanha encostar no marcador, os brasileiros utilizam bem seu habitual jogo de velocidade e - no set com a melhor atuação do Brasil na partida - fecham a terceira parte do jogo, conquistando a primeira vitória na competição.
O próximo desafio do Brasil será contra o Egito na terça-feira, também em Matsumoto.
Fonte: Efe