Jovem morre em avião da TAM

Adolescente embarcou no Marechal Rondon e sofreu parada respiratória; médicos que viajavam no mesmo vôo tentaram reanimá-lo
O adolescente Baltazar José Gonçalves Bicalho, 16, morreu dentro de um avião da TAM, vítima de parada respiratória, após embarcar em Várzea Grande. Portador de câncer, o rapaz viajava com destino a Barretos (SP), mas morreu por volta das 19h de quinta-feira (22), pouco antes de chegar ao aeroporto de São José do Rio Preto (SP), onde desembarcaria. Natural da cidade de Ouro Preto do Oeste (RO), o rapaz, acompanhado da mãe e de um tio embarcou em um vôo comercial no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, (Cuiabá/Várzea Grande).

De São José, eles iriam de carro para Barretos e uma viagem que consumiria cerca de 2horas. Pelo menos 80 pessoas estavam na aeronave no momento da morte do jovem.

Os passageiros contaram que a família chamou os comissários de bordo assim que percebeu que o estudante não se movia. Imediatamente a equipe de comissários procurou por médicos no avião. Dois estavam a bordo.

O ortopedista Haruki Matsunaga, 50 anos, foi um dos médicos que prestaram socorro à vítima. Ele partiu de Cuiabá com destino a São Paulo para participar de uma festa com seus colegas de faculdade. "Tentamos reanimar o garoto. Fizemos massagem cardíaca e respiração boca-a-boca, mas ele já não apresentava nenhum sinal vital. Tínhamos poucos recursos para salvar uma vítima de um ataque fulminante".

Após a constatação da morte do garoto uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada pela administração do aeroporto de Rio Preto para que pudesse prestar socorro a alguns passageiros que ficaram assustados e penalizados com a situação.

Todos os passageiros saíram do avião para que o corpo pudesse ser retirado. O embarque só foi novamente autorizado cerca de 40 minutos depois. A remoção foi realizada por funcionários da funerária Perpétuo Socorro.

O corpo foi encaminhado para lá e os familiares do jovem foram até a cidade de Barretos para pegar um atestado de óbito o que permitiria a retirada do corpo do jovem do município. A certidão de óbito foi emitida pela médica do rapaz, Gisele Eiras Martins.

Funcionários da funerária informaram que aparece como causa de morte, insuficiência respiratória, mas o jovem sofria com metástase pulmonaria e tumor neuroendócrino. O corpo foi trasladado em um avião comercial da TAM na manhã de ontem até Várzea Grande.

De lá, foi em outra aeronave para o estado de Rondônia onde seria enterrado na cidade de origem do garoto.

A empresa TAM informou que prestou toda assistência necessária para os familiares da vítima. (Com informações do Diário Regional).x

Fonte: Patrícia Neves - www.gazetadigital.com.br