Agora, é a vez dos cursos de Pedagogia

Assim como feito com as faculdades de Direito, oito da área de formação pedagógica de Mato Grosso serão submetidos a supervisão do MEC

Oito faculdades de Pedagogia e Normal Superior (formação de professor) de Mato Grosso passarão por processo de supervisão do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a qualidade do ensino. O processo será semelhante ao realizado com as faculdades de Direito em 2007. A Universidade Federal de Mato Grosso é uma das duas únicas instituições públicas de ensino superior de todo o país que entraram na lista do MEC. Em todo o Brasil, 60 faculdades passarão pela supervisão.

Além da UFMT, apenas a Universidade Federal do Acre aparece na lista do MEC. A Federal de Mato Grosso terá supervisão em dois cursos de Pedagogia. Entre 57 particulares que constam na lista estão o Instituto Superior de Educação de Campo Verde, a Faculdade do Sul de Mato Grosso (Rondonópolis), o Centro Universitário Cândido Rondon (Cuiabá), a Faculdade Afirmativo (Cuiabá), as Faculdades Integradas de Diamantino e as Faculdades Integradas de Várzea Grande - IVE.

Foram selecionadas para passar por processo de supervisão os cursos que tiveram conceitos insuficientes, notas um e dois, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice de Desempenho Desejável (IDD – indicador de diferença entre o desempenho esperado e o observado, que consiste em um conceito indicativo do efeito dos cursos no nível de conhecimento dos estudantes).

O primeiro passo no processo de supervisão será a manifestação das coordenações de cada um dos cursos, para posterior avaliação da Secretaria de Educação Superior e definição das medidas a serem tomadas. Em 2007, um total de 80 faculdades de Direito em todo o Brasil passaram pelo mesmo processo. Na quinta-feira, o MEC divulgou a lista dos 29 cursos que assinaram termo de compromisso para melhorar a qualidade de ensino, como resultado do processo de supervisão. Na coletiva de quinta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que em abril o processo deverá começar em cursos de Medicina.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFMT para saber de quais campi os dois cursos de Pedagogia da instituição seriam supervisionados, porém não teve sucesso ao ligar para os telefones repassados. Em um dos números ninguém atendeu. No outro, uma mensagem informou que o telefone não existia. (Com assessoria)

Fonte: ALINE CHAGAS - Diário de Cuiabá