Jonas Pinheiro entra no 3º dia em coma

Um novo exame de tomografia, previsto para hoje, pode diagnosticar o dano causado no cérebro do senador Jonas Pinheiro (DEM)

O senador Jonas Pinheiro será submetido hoje a um novo exame de tomografia para que se analise a dimensão dos danos cerebrais. Jonas está em coma há três dias e ainda não há qualquer prognóstico das chances reais de recuperação. Ele está internado desde segunda-feira na UTI do hospital Amecor, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Médicos descartaram ontem o diagnóstico de infarto como causa central do mal desencadeado sobre a saúde do senador. Conforme boletim médico divulgado na manhã de ontem, às 9h, “o diagnóstico demonstra ter se tratado de arritmia ventricular complexa em virtude de descompensação de cardiomipatia hipertrófica”. Uma embolia pulmonar também foi rejeitada.

Com a anomalia no ritmo dos batimentos cardíacos, a parada cardiorrespiratória comprometeu diretamente a oxigenação no cérebro. De acordo com o cardiologista Getro Silva, médico do Senado Federal, até agora médicos não conseguem precisar por quanto tempo exatamente o senador permaneceu sem oxigênio e nem a dimensão de lesões cerebrais. Informalmente, pessoas próximas a Jonas relatavam nos últimos dias que o intervalo teria chegado a 15 minutos.

“Mas não deve ter sido muito longo, senão o organismo não suportaria”, declara Getro Silva. O médico, que acompanha há anos a saúde de Jonas em Brasília, chegou a Cuiabá na noite de terça-feira e retorna hoje à Capital Federal. Até a noite, Jonas Pinheiro permanecia em coma. Visitas foram suspensas para que se reduzam os riscos de uma infecção.

O coma figura como uma reação do próprio organismo em função do grave estado de saúde, diferentemente do coma induzido a que Jonas foi submetido na segunda-feira, logo após sua internação, por meio de sedativos. Em contraste ao quadro neurológico gravíssimo, coração e pulmões de Jonas Pinheiro teriam reagido bem ao tratamento, constatando-se também melhora nas funções renais.

“O coração que foi o grande vilão da história, está ótimo. Aliás, o pulmão também está muito bom”, declara o cardiologista do Senado. Quanto ao coma, o médico frisa que é necessário que se esgote o ciclo de 72 horas após o mal súbito para que se tenha a real noção de danos às funções cerebrais. “Também temos muitos casos na literatura de pessoas que acordam de um coma de uma hora para outra. Isso também precisa ser levado em consideração”.

O médico Jorge Yanai, segundo suplente do senador Jonas Pinheiro, reforça que o momento é de espera. “Só o tempo é quem vai dizer como estará o estado do senador. Mas o quadro está estável”. Ele explica que a preocupação central no momento é assegurar a boa recuperação dos demais órgãos. “A primeira preocupação é garantir a vida, para depois se estudar com detalhes a causa e restabelecer de seus efeitos”, afirma Yanai.

O tratamento de Jonas Pinheiro é coordenado pelos cardiologistas Ubirajara Lupoli Barbosa e Gentil Farrath Junior, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Amecor.

JULIANA SCARDUA
Reportagem Diário de Cuiabá