Jonas Pinheiro sofre infarto em Cuiabá


Boletim médico aponta que estado de saúde do senador mato-grossense é grave. Ele está internado em UTI num hospital da Capital

O senador Jonas Pinheiro (DEM) foi internado na madrugada de ontem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Amecor, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele se encontra em coma induzido, respirando por aparelhos. Até à noite, Jonas Pinheiro seguia em grave estado de saúde.

Vítima do infarto, o senador deu entrada no pronto-atendimento da Amecor às 2h13 de segunda-feira. O único boletim médico, divulgado no final da tarde de ontem, destaca que Jonas Pinheiro foi acometido por um “mal súbito”, chegando ao hospital em parada cardiorrespiratória.

Conforme o laudo, ele foi “submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar encefálica com sucesso primário, evoluindo em coma pós-anóxico, instabilidade hemodinâmica com uso de aminas simpaticomimétricas (estimulantes que agem sobre o sistema nervoso central) e suporte ventilatório mecânico assistido”. O boletim é assinado pelos cardiologistas Ubirajara Lupoli Barbosa e Gentil Farrath Junior.

Segundo assessores, Jonas foi submetido a exame de tomografia na manhã de ontem. Não teriam sido identificadas lesões cerebrais. Familiares descartavam ontem a remoção do senador para outro centro médico, como em São Paulo. Conforme observaram assessores, a família e amigos confiam neste momentos nos procedimentos conduzidos pelos médicos em Cuiabá.

A mulher de Jonas, a ex-deputada e atual secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Celcita Pinheiro, não quis dar entrevista à imprensa. Ela permaneceu mais de meia hora na UTI, durante a tarde. A movimentação de parentes, amigos e políticos era intensa ontem na Amecor. Colegas de Jonas no Congresso Nacional também ligavam durante todo o dia em busca de informações sobre o estado de saúde de Jonas Pinheiro.

Passaram pelo hospital em Cuiabá o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o ex-conselheiro do Tribunal de Júlio Campos, o suplente de Jonas no senado, Gilberto Goellner, o presidente regional do DEM, Oscar Ribeiro, os deputados estaduais Dilceu Dal’Bosco e Chica Nunes e os secretários da Casa Civil e do Desenvolvimento Rural, João Malheiros e Neldo Egon Weirich, respectivamente.

De acordo com assessores, entre as ligações feita por políticos, entraram em contato o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Vários senadores e deputados também estariam recorrendo ao senador Jayme Campos em busca de informações. Justamente o desencontro de informações sobre o real quadro de saúde de Jonas Pinheiro marcou praticamente todo o dia de ontem, sem nenhum comunicado oficial. Até pouco mais das 17h, o único dado divulgado era de que o estado era grave, sem qualquer detalhe médico.

JULIANA SCARDUA
Reportagem do Diário de Cuiabá