Ipec aponta vantagem de Wilson sobre Walter em Cuiabá


Disputa continua polarizada entre o prefeito e o deputado estadual

O prefeito Wilson Santos lidera a corrida sucessória na Capital com 40,37% dos votos contra 31,8% registrados pelo deputado estadual Walter Rabello (PP). A diferença de pouco mais de oito pontos percentuais reforça a disputa polarizada entre os dois candidatos e confirma a ascensão do tucano na empreitada pela reeleição.

Os índices no voto estimulado constam em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Centro-Oeste (Ipec). A ex-vice-governadora Iraci França, pré-candidata à prefeitura da Capital pelo Democratas (DEM), aglutina apenas 3,48% das intenções de voto. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) registra 2,48% dos votos. O médico Alencar Farina, pré-candidato pelo PT, é o escolhido por apenas 0,75% dos eleitores, ao passo que o empresário Mauro Mendes, o nome costurado pelo PR, pontua somente 0,62%.

Outros 3,85% das pessoas ouvidas não souberam responder ao questionamento ou não quiseram opinar. Histórico de pesquisas feitas pelo Ipec na Capital revela a franca linha de crescimento de Wilson no páreo eleitoral, em detrimento de uma curva de redução paulatina dos votos concentrados por Rabello. Em janeiro, o embate entre os dois postulantes apontava a vantagem a Rabello, com 30,48% contra 28% de votos declarados a Wilson.

Os percentuais individuais se distanciaram um pouco mais em março, cuja amostragem nas ruas apurou o conjunto de votos de 34,50% de votos estimulados a Rabello e 28,64% a Wilson, situação inversa na nova pesquisa divulgada agora pelo Ipec. Na primeira pesquisa realizada pelo Ipec, há exatos um ano, em maio de 2007, Rabello arrebanhava 37,43% dos votos contra 23,94% acumulados pelo prefeito Wilson Santos.

Com o nome oficializado pelo DEM no início de março, Iraci França detinha 3,24% da preferência na mostra realizada no mesmo mês pelo instituto, o que aponta no comparativo crescimento muito sutil na nova rodada. O Ipec também considera num dos questionamentos o termômetro popular diante de uma eventual disputa travada exclusivamente por Wilson e Rabello. Nesse cenário, Wilson amplia o volume de intenções de voto, com 43,85%, enquanto Rabello é o escolhido por 32,8%. Universo de 23,35% dos entrevistados não quis responder ou não souberam opinar.

Num duelo contra Iraci, a margem aferida de votos computados por Wilson é de 47,33% contra 17,52% favoráveis à representante do DEM. Considerando um embate entre Rabello e Iraci, o parlamentar registra 44,1% contra 13,29%. A pesquisa também aponta que o prefeito Wilson Santos mantém a vantagem no voto espontâneo, com 30,68% da preferência contra 17,64% registrados por Rabello. Iraci França acumula apenas 1,74% das citações. Desempenho ainda mais enxuto é pontuado pelo deputado federal Valtenir Pereira, com 0,99%.

JULIANA SCARDUA
Reportagem Diário de Cuiabá