Júlio tem 54% contra 18% de prefeito

Candidato do DEM lidera a corrida para a prefeitura de Várzea Grande contra o prefeito Murilo Domingos (PR), que tenta novo mandato

Se a eleição fosse hoje o candidato do DEM, Júlio Campos, venceria o pleito com 54% dos votos. A pesquisa na modalidade estimulada, realizada pelo instituto Ibope, aponta o prefeito Murilo Domingos (PR), candidato à reeleição, em segundo lugar, com 18%. O terceiro colocado é Nico Baracat (PMDB), com 6% dos votos. A contagem de nulos e de eleitores que não souberam responder equivale a 23% do total de entrevistados.

A pesquisa realizada de 26 a 28 de junho passado contabiliza 602 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. As amostras foram feitas entre eleitores com idade que varia de 16 a mais de 70 anos. A pesquisa, registrada na 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, com protocolo de número 17/08, foi contratada pelo diretório do DEM no município.

Júlio Campos também lidera a pesquisa espontânea, com margem de 32% de. Murilo Domingos ocupa novamente o segundo posto nessa amostragem, obtendo 11%. Nico Baracat surge com 2%. O estudo junto ao eleitor do município, na modalidade espontânea, revela fatos curiosos.

Nesta modalidade, o deputado Maksuês Leite (PP), que abriu mão da candidatura própria para selar apoio ao candidato do DEM, surge com 12% da preferência do rol de entrevistados. O deputado Wallace Guimarães (DEM), que também não integra a lista de candidatos, aparece logo em seguida com 11%. O candidato a vice na chapa do PMDB, Lázaro Donizete (PT), e o ex-superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Dito Loro (PSDB), que também não pleiteia a disputa à prefeitura, computam 1% cada um.

Dito também abriu mão de concorrer à prefeitura na eleição deste ano. Seu partido vai apoiar o candidato do PMDB. A margem de eleitores que não opinou, não sabe ou alegaram votos nulos e brancos soma na pesquisa o total de 30%. Já num cenário apontando apenas dois candidatos, a pesquisa revela que Júlio Campos obteria 58% de vantagem sobre o segundo colocado, Murilo Domingos, que contabiliza 20%.

Nesta amostragem, 22% dos eleitores não opinaram ou declaram votos nulos e brancos. O candidato do Democratas lidera mais uma vez quadro de pesquisa estimulada tendo como a adversário Nico Baracat. Neste quadro, Júlio desponta com 61% da preferência do votante várzea-grandense, contra 10% de Baracat. O total de 29% dos entrevistados não respondeu ou optou pelo voto nulo ou branco.

A pesquisa estimulada considerou ainda a possibilidade de disputa entre o prefeito Murilo Domingos e o candidato do PMDB, Nico Baracat. Se o cenário fosse esse, o prefeito teria ligeira vantagem sobre seu adversário, conquistando 28% dos votos contra 26% conferidos pelo estudo a Baracat. A modalidade aponta ainda a margem de 47% de eleitores que não responderam ou apontaram votos nulos e brancos.

SONIA FIORI
Reportagem Diário de Cuiabá