PERCEPÇÃO DO ENSINO

Região centro-oeste tem a melhor percepção positiva da educação

Região centro-oeste tem a melhor percepção positiva da educação (Reprodução)De Brasília - Vinícius Tavares

A região centro-oeste foi a que teve a melhor percepção de melhora na educação pública no país. Os dados fazem parte do levantamento chamado Sistema de Indicadores de percepção social (SIPS), divulgado nesta segunda-feira (28), em Brasília.

De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), esta percepção é corroborada, em parte, pelos números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que aponta as regiões centro-oeste, norte e nordeste com o as que mais receberam investimentos em virtude de partirem de um patamar mais baixo em relação a sul e sudeste.

Segundo o levantamento, de 2005 a 2009, a média de evolução do IDEB relativo aos primeiros anos do ensino fundamental foi de 26% no centro-oeste, 37% nos estados do Nordeste e 22% no Norte. No sul e no sudeste, o índice atingiu 15% e 19% respectivamente.

De acordo com Paulo Corbucci, técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, o documento mostra que o governo está priorizando aquelas regiões onde há uma maior demanda por políticas públicas.

“As populações residentes nas regiões como centro-oeste, norte e nordeste responderam de acordo com os investimentos que estão sendo feitos para reduzir as desigualdades regionais”, apontou.
 www.olhardireto.com.br