ELEIÇÃO 2012 - Sete se lançam na disputa à prefeitura

A mais de um ano para o próximo pleito, políticos de vários partidos articulam suas candidaturas para comandar o maior colégio eleitoral do Estado

Em meio às comemorações dos 292 anos de Cuiabá, ocorridas na sexta-feira, a disputa eleitoral do próximo ano dominou as discussões políticas. A Capital mato-grossense é também o principal polo eleitoral do Estado e já é cobiçada pelos partidos políticos, que veem em 2012 a principal oportunidade de se destacar no cenário estadual, elegendo o chefe do Executivo.

Hoje existem sete pré-candidatos: Chico Galindo (PTB), João Dorileo Leal (sem partido), Sérgio Ricardo (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Mauro Mendes (PSB) e os petistas Lúdio Cabral e Serys Slhessarenko.

Passando o segundo aniversário como prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB) ainda não decidiu se será candidato à reeleição no próximo ano. Apesar de dizer publicamente que não pretende se candidatar, a cúpula petebista aposta que se o índice de aprovação dele crescer no decorrer de 2011 o petebista será um forte candidato.

O partido do governador Silval Barbosa, PMDB, tenta se reerguer na Capital. Depois de anos participando das eleições municipais em Cuiabá como coadjuvante, a sigla peemedebista trabalha para ser protagonista. Apesar de não ter um nome forte para a disputa, o presidente regional da sigla, Carlos Bezerra, junto com Silval, articula a ida do superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, João Dorileo Leal, para o partido e lançar a candidatura dele.

Depois de tentar em 2004 e 2008 com o deputado estadual, Sérgio Ricardo e o empresário Mauro Mendes, respectivamente, o PR trabalha por uma possível candidatura de Sérgio em 2012. Com uma votação expressiva na Capital em sua reeleição, o parlamentar, que tentou se eleger prefeito sem sucesso em 2004, amargando a 3ª colocação, tentará convencer os aliados sobre a viabilidade de sua candidatura, devido aos números que o apontam em 1º lugar nas pesquisas eleitorais.

Em reunião no mês passado, o PSDB definiu que para começar a reestruturação no Estado deverá ter candidatos nas principais cidades de Mato Grosso. Dentre elas, Cuiabá. Apesar de ter comandado a Capital de 2005 até abril de 2010, com o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), a rejeição em cima da gestão tucana é grande na Capital. Mesmo assim, o PSDB articula para que o bloco de oposição criado no Estado, “Mato Grosso Muito Mais”, lance o deputado estadual Guilherme Maluf como candidato.

Apesar da articulação tucana, a preferência do grupo é pela candidatura de Mauro Mendes (PSB). O senador Pedro Taques (PDT) entende que a expressiva votação de Mendes na Capital, quando foi candidato ao governo, deverá elegê-lo. O empresário foi candidato a prefeito também, em 2008, ainda pelo PR, mas perdeu para Wilson Santos no 2º turno.

Uma das dificuldades de Mendes será conseguir o aval do partido. O presidente regional do PSB, Valtenir Pereira, prefere não discutir sobre o assunto no momento.

O PT vem trabalhando com a hipótese de lançar o vereador Lúdio Cabral ou a ex-senadora Serys Slhessarenko. “Temos que ter candidato para reforçar o partido. Ou eu ou o Lúdio vai trabalhar para sermos candidatos”, disse ela, em entrevista ao Diário nesta semana.

HUMBERTO FREDERICO - Reportagem Diário de Cuiabá