HCFcom

Secretaria de Cultura é alvo de investigações à pedido de Janete

Após suspeitas de ‘eventos fantasmas’ para desvio de dinheiro público, a Secretaria de Cultura do Estado foi alvo de investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), na manhã desta segunda-feira (02). Membros do governo estadual, como o próprio secretário Fabiano Prates, estão sendo investigados.

Segundo informações, produtores culturais utilizavam de documentações falsas, com propostas de eventos culturais pelo Estado, para conseguir verba através do Programa de Apoio a Cultura (PROAC), promovido pelo próprio Governo.

A assessoria da Polícia Judiciária Civil (PJC) informou que não houve cumprimento de mandado de busca e apreensão, pois não houve ordem judicial decretada. No entanto, a equipe da Defaz foi recebida pelo secretário que marcou para que os documentos fossem entregues ainda nesta segunda-feira (02). “As informações colhidas subsidiam investigação em curso e que corre em sigilo na Defaz”, afirmou.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Cultura do Estado disse que em 2013, a então secretaria Janete Riva, esposa do deputado estadual José Riva, recebeu denúncias de fraudes em alguns projetos. Devido esta ocasião, a Polícia Judiciária Civil (PJC) iniciou as investigações por meio da Defaz.

A secretaria ainda afirmou que foram prestados todos os esclarecimentos através de Prates e que forneceu toda documentação necessária para subsidiar o inquérito em andamento, relevantes aos projetos aprovados pela Proac entre os anos de 2012 e 2014.

Folha do Estado