MESA DIRETORA - Sem consenso, base de Taques se reúne

Os deputados estaduais Dilmar Dal
Bosco (DEM) e Guilherme Maluf
(PSDB) insistem na formação de uma
chapa única
O objetivo da reunião foi garantir a unidade em torno de uma chapa composta pelos apoiadores do novo governo; Maluf e Dal Bosco discordam 

Apesar da expectativa em torno de uma disputa para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, dividida entre o grupo apoiado pelo governador eleito Pedro Taques (PDT), formado por 11 deputados, e a oposição, as novas articulações apontam para a possibilidade de uma chapa única, contrariando a vontade da situação. 

Além da proximidade do deputado Guilherme Maluf (PSDB) com o primeiro-secretário Mauro Savi (PR), que deixou clara a sua vontade de disputar o cargo de presidente da Mesa, Dilmar Dal Bosco (DEM), também aliado de Taques, defende o consenso e a formação de uma chapa única. 

Para o democrata, a prioridade é garantir a governabilidade e por isso chega a sugerir que um grupo indique o presidente e outro o primeiro-secretário. 

Acordo este que seria o que está sendo conversado entre o tucano e Savi. 

No entanto, ao que parece o grupo da situação não está disposto a aceitar esta parceria. 

O chamado G11, numa referência ao grupo de 11 deputados aliados de Taques, se reuniu na noite de terça-feira na casa de Oscar Bezerra (PSB), que também se articula para ocupar um cargo na mesa diretora. As conversas colocam o empresário Eduardo Botelho (PSB) novamente na disputa pela presidência. 

Apesar das possíveis dissidências de Maluf e Dilmar no G11, o grupo de oposição que conta com 13 deputados também está rachado e a briga já foi escancarada principalmente por Emanuel Pinheiro (PR), que não aceita a imposição do partido para apoiar Savi na disputa e diz ser contrário à alternância na Mesa. 

Ele defende que outros nomes ocupem cargos no comando do Legislativo, mas garante que não tem pretensão de ir para a disputa. 

Além disso, Pinheiro possui um projeto de lei que acaba com a reeleição na mesa diretora e ainda divide as responsabilidades entre todos os membros. 

Atualmente, tudo é focado nas figuras do presidente e primeiro-secretário. Ele já ganhou apoio de José Domingos Fraga (PSD), que também é um possível dissidente da oposição, e de Dilmar. 

Além disso, Pedro Satélite (PSD), Wagner Ramos (PR) e Nininho (PR) são outros que estão insatisfeitos com o atual grupo que comanda a AL. 

A insatisfação com Mauro Savi é pelo fato de ele não ter dado suporte aos demais colegas durante a campanha. Romoaldo Junior (PMDB), que ficou boa parte do tempo na presidência da Casa, também tenta se manter na mesa diretora, mas enfrenta resistência dos demais parlamentares.

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá