REFORMA - Taques enviará Mensagem em até 15 dias para AL

O governador eleito está concluindo as análises dos estudos realizados pela Fundação Dom Cabral; secretariado também será apresentado na próxima semana

Esta semana o governador eleito Pedro Taques (PDT) dedicou-se a analisar os estudos da Fundação Dom Cabral e comparar com os da equipe de transição para tentar enviar até o dia 15 de dezembro o projeto de reestruturação do governo estadual. A mensagem era para ter sido enviada no dia 25 de novembro, mas o pedetista optou por analisar melhor as propostas dos dois grupos de trabalho. 

Em meio aos estudos, Taques tem antecipado alguns nomes para a composição do secretariado e até o momento o perfil dos indicados é técnico. Alguns já participavam da equipe de transição e outros, assim que foram anunciados, já passaram a integrar os trabalhos da equipe de transição. O pedetista tem acompanhado de perto e ele está diariamente no espaço reservado para o debate. A Fundação contratada por Taques é de Minas Gerais, e especialistas em negócios e gestões públicas e deve apontar qual melhor modelo de administração para Mato Grosso. 

Além disso, a transição ainda analisa a Lei Orçamentária Anual (LOA) que foi retirada da Assembleia para já ajustar os recursos para atender as mudanças que o governador pretende implantar, desde a estrutura e orçamento das Pastas, até a redução de cargos. Uma das prioridades é assegurar recursos para realizar a licitação de construção do hospital estadual, promessa de campanha. 

Apesar de atualmente ter a minoria no Parlamento, Taques já buscou abrir diálogo com os deputados e até fez uma visita à Casa, e teve a garantia dos parlamentares de que colaborariam com as mensagens encaminhadas pelo Executivo. 

As mensagens de reforma administrativa no Estado devem ser enviadas com pedido de urgência para garantir que sejam votadas antes do recesso. A mesa diretora trabalha com a possibilidade de encerrar as atividades até o dia 21 de dezembro, por isso dia 15 deverá ser uma das datas limites para encaminhar o projeto. Apesar dessa política de “boa vontade” por parte dos deputados algumas alterações podem sofrer resistência. Isto porque Taques já sinalizou para a redução de Pastas. Uma das que foram bastante questionadas foi a Cultura, que chegou a arrancar críticas do deputado Zeca Viana (PDT), aliado do pedetista. Até o momento, o futuro da Pasta não foi anunciado. O Turismo será uma agência ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. 

Outro órgão que pode acabar continuando com status de Secretaria é a Comunicação, que em princípio ficaria vinculada à Casa Civil. O jornalista Jean Campos já foi anunciado por Taques como o responsável pela área, mas até o momento não há definição sobre o rumo da Pasta. Porém, o orçamento deverá ser bastante enxuto, com a previsão de R$ 26 milhões para 2015. Os rumos da secretaria dependem dos estudos da Fundação Dom Cabral, que está fazendo as análises. 

Com alguns anúncios esta semana, Taques também já sinaliza com modificações na Secretaria de Cidades, que continuará responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida e ainda controlará a Agência de Desenvolvimento Metropolitano (Agem), criada para planejar políticas públicas para a região da Grande Cuiabá, mas que não foi colocada em prática ainda, e a Companhia de Saneamento do Estado também deverá estar integrada à Secid, juntamente com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá