Emanuel Pinheiro diz que deputados articulam "terceira via" para a presidência

Deputado diz que nova formação surge em consequência da falta de definição dos demais grupos

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) confirmou que está sendo articulada a criação de uma "terceira via" para a disputa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Al-MT). 

Mesmo se tratando de uma chapa alternativa, o republicano defende que ela seja formada por parlamentares de oposição e de situação ao Governo Pedro Taques (PDT). 

Segundo Pinheiro, a formação desta nova chapa surge em consequência da falta de definição dos chamados Grupo dos 11 (dos quais fazem parte os aliados a Taques) e do Grupo dos 13 (formado pelos deputados oposicionistas ao novo Governo). 

“Falta uma definição por parte dos dois grupos. As conversas estão demoradas, então resolvemos buscar essa alternativa 

Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha”, afirmou Pinheiro. 

De acordo com o republicano, os diálogos se intensificaram nos últimos dias. No entanto, os parlamentares têm encontrado mais divergências do que convergências.

“Vários cenários foram especulados, o que não quer dizer que eles já estejam concretizados”, disse. 

Por enquanto, o deputado preferiu não comentar nomes dos parlamentares que estariam em busca da chamada terceira via.

“Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política. Estamos ouvindo a todos”, disse ele. 

Presidência

Embora especulações o apontem como um dos nomes propensos à disputar a presidência da AL, o republicano continua descartando a possibilidade de concorrer ao cargo. 

Ele reitera que, a princípio, está focado na aprovação do projeto de lei de sua autoria e que, segundo ele, irá fortalecer o Poder Legislativo. 

O projeto, que tramita há três anos na Casa, prevê a redução do mandato dos membros da Mesa Diretora, de dois anos para um ano, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa. 

A justificativa é de que, da forma atual, apenas os cargos de presidente e primeiro-secretário possuem funções bem definidas. 

“Primeiramente, defendo a aprovação desse projeto, que irá aumentar a credibilidade do Legislativo com a população. Continuo me mantendo fora dessa disputa”, afirmou ele.

Pinheiro acredita que o projeto de lei possa ser votado ainda antes do recesso parlamentar, marcado para o próximo dia 22. 

Participação do PR

Recentemente, Pinheiro defendeu que o PR ocupe a presidência, já que tem a maior bancada na AL com cinco deputados. 

“Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente”, alegou.

Fonte: CAMILA RIBEIRO - Redação Mídia News