ENXUGAMENTO - Fávaro reduz vice-governadoria

O vice-governador Carlos Fávaro anunciou a extinção de 26 cargos comissionados na Vice-governadoria, o que equivale a 73% do total da estrutura do órgão. 

A antiga gestão deixou 74 servidores comissionados na estrutura, sendo 25 na Defesa Civil, três na Superintendência Indígena e 46 no gabinete do vice-governador. 

Porém, à época o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) havia dado superpoderes ao vice, Chico Daltro (PSD), que ficou responsável por diversos órgãos. Agora a maioria desses órgãos foram repassados para outras Pastas e com isso terá a estrutura reduzida. 

De acordo com Fávaro, a sua equipe será enxuta, hábil, eficaz e com capacidade de dar excelentes resultados ao cidadão. Ele vai trabalhar com no máximo 20 cargos comissionados, incluindo a equipe técnica que vai trabalhar no Observatório de Gestão, plataforma que atenderá e integrará todas as secretarias de Estado. 

A exoneração de alguns servidores já vem ocorrendo ao longo da semana e a reforma administrativa, que precisa ser aprovada na Assembleia Legislativa, vai oficializar a redução desses cargos. Até lá, os servidores estão sendo nomeados de acordo com a atual estrutura. 

A medida de corte atende a determinação do governador Pedro Taques (PDT) de reduzir até 2 mil cargos comissionados, enxugar a máquina e cortas gastos. O governo alega que a situação financeira do Estado é preocupante, mas assegurou o pagamento do salário dos servidores para o dia 30 de janeiro, sem atraso. O estado gasta cerca de R$ 450 milhões por mês para efetuar pagar os subsídios. 

Além disso, a redução da estrutura da Vice-governadoria deve-se as mudanças que foram feitas, já que a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) passou a ser de responsabilidade da Casa Civil, assim como a Superintendência de Assuntos Indígenas, dois órgãos que antes eram ligados ao gabinete do vice. 

Já a Defesa Civil passa integrar a Secretaria de Estado de Cidades. O Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) está ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e o MT Fomento está sob a tutela da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. 

O vice-governador terá um papel estratégico neste novo governo, atuando ativamente nas ações do Estado e ficando à disposição do governador para as ações que lhe forem delegadas. Carlos Fávaro vai auxiliar o governador nos assuntos relacionados ao desenvolvimento do Estado, em secretarias como a de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e Logística e de Agricultura Familiar. 

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá