BARRA DO BUGRES - Prefeitura e Governo irão formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar

Em articulação com a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, representantes do PEAAF – Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar estiveram esta semana em reunião com a Secretaria de Turismo e Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação com o objetivo de implementar o Programa no Município.

O Programa foi desenvolvido e destinado ao público da Agricultura Familiar, visando o desenvolvimento der ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a regularização ambiental das propriedades rurais.

O programa vem, desde sua criação, apoiando processos educacionais críticos e participativos que promovem a formação, capacitação, comunicação e mobilização social a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.

A proposta pedagógica do PEAAF

Educação Ambiental em processos de ensino-aprendizagem que envolvam assuntos de interesse e que contemplem o tripé ser humano – sociedade – natureza. No município de Barra do Bugres o projeto dispõe 30 vagas para as comunidades dos assentamentos Jatobá e Paulo Freire onde formarão agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar para mobilizar as comunidades dos assentamentos para as questões ambientais e de sustentabilidade.

A preferência dessa formação são para pessoas com escolaridade mínima no nível fundamental com notável interesse pela autonomia e sustentabilidade da comunidade, jovens entre 16 e 29 anos. As inscrições serão por ordem de chegada e ainda estarão abertas na Prefeitura de Barra do Bugres, no Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Turismo do Município. 

Fonte: Marcos Parada
Assecom