CUIABÁ - Contribuintes têm até o dia 29 para pagar o IPTU com desconto

Os contribuintes de Cuiabá têm apenas esta semana para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 em Cota Única, com 5% de desconto, ou a primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento. 

O imposto vence no próximo dia 29 e foi prorrogado por determinação do prefeito Mauro Mendes após o término do prazo de pagamento, no último dia 11. 

Na ocasião, o imposto poderia ser pago de uma única vez com 10% de desconto ou de forma parcelada, em até seis vezes. 

De acordo com o Decreto nº 5.761, o desconto de 5% é válido somente para quem optar por pagar a cota única à vista e não tenha débito com IPTU relativo a anos anteriores. 

Neste ano, as alíquotas permanecem iguais às do ano passado – 0,4% no caso de Imposto Predial e 2% de Imposto Territorial – e a Prefeitura de Cuiabá lançou R$ 186 milhões e distribuiu 193 mil carnês do IPTU. 

No entanto, devido à prorrogação do prazo de pagamento, os contribuintes precisam emitir novas guias do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para quitar o imposto de imóveis territoriais e prediais. 

Os documentos – com nova data de vencimento e novo cálculo do desconto – estão sendo emitidos no site do IPTU e nas lojas de atendimento ao contribuinte e os pagamentos podem ser realizados em qualquer agência bancária e nas casas lotéricas. 

Dúvidas 

Em caso de dúvida, os contribuintes podem procurar as lojas de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda no Palácio Alencastro e na loja sul localizada na rodovia Palmiro Paes de Barros, S/N, bairro Vista Alegre. 

Além disso, os contribuintes podem ir à Procuradoria Fiscal localizada na Rua Pedro Celestino, nº 34, na Praça Alencastro, no Ganha Tempo e na Central de Cadastro Imobiliário, bem como acessar o site do IPTU (http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/index). 

(Com Assessoria/Secom-Cbá)