QUALIFICAÇÃO Aprendendo a Construir levará conhecimento aos canteiros de obras

Lançado nesta sexta-feira (15.05) numa parceria entre o Senai e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Aprendendo a Construir vai gerar mão de obra qualificada com a finalidade de contribuir para aumento da competitividade na indústria da construção civil e evitar acidentes de trabalho. 

O projeto levará conhecimento ao canteiro de obras, por meio de vídeo aulas e material didático impresso. “Estamos juntos com o Senai porque também queremos aprender”, frisou o titular da Setas, secretário Valdiney de Arruda, observando que ao investir na qualificação de mão de obra naturalmente se investe na qualidade da higiene e saúde do trabalhador. 

Edgar Teodoro Borges, presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), entidade que apoia o Aprender a Construir, destacou a importância do projeto porque contribuirá para que Mato Grosso tenha cada vez mais mão de obra justa e social. “É o que todos nós aqui estamos buscando. Que os resultados sejam exatamente os benefícios ao trabalhador”. 
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon), Cesário Siqueira Gonçalves Neto levou o apoio da classe à iniciativa do Senai e da Setas. “É um projeto inovador porque é o próprio trabalhador que vai reproduzir conhecimento para dentro dos canteiros”. 

Também esteve presente no lançamento do projeto o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Joaquim Santana. “Há muito tempo vínhamos trabalhando nessa ideia e graças ao Senai e Setas agora estamos sendo agraciados com o Aprendendo a Construir”. 

Na oportunidade, três empresas aderiram ao projeto: Concremax, Plaenge e MRV. Analista de Desenvolvimento Humano da Concremax, Hestefany Figueiredo Brito afirmou que a construtora aderiu por sempre se preocupou com a qualificação dos operários “ainda mais quando esse aprendizado é oferecido dentro do canteiro de obras”. 

Rosenildo Silva e Maria Gregória, técnicos de Segurança do Trabalho da CX Construções, participaram do lançamento com a finalidade de conhecer o projeto e apresenta-lo à empresa. “A qualificação contribui para a redução dos acidentes e a CX sempre esteve preocupada em seguir as normas de segurança. Por isso estamos aqui para conhecer mais este projeto do Senai, que já é um parceiro da construtora”, frisou Rosenildo Silva. 

Caberá ao Senai treinar o multiplicador, realizar o monitoramento pedagógico ou técnico semanalmente e emitir os certificados. A Setas, vai buscar parceria com instituições públicas e privadas interessadas em capacitar trabalhadores, implementar ações do Governo do Estado para a redução de acidentes de trabalho e capacitar e realizar a educação continuada em segurança e saúde no trabalho. 

As empresas entrarão com a infraestrutura definida pelo programa, indicará o multiplicador e funcionários para participar do projeto. Já o multiplicador ficará encarregado de mediar o ensino-aprendizado através de metodologia definida e monitorar o controle de faltas e o desenvolvimento dos alunos. 

O multiplicador colaborador estará à frente do ensino-aprendizagem, desde a mediação do conhecimento através dos vídeos, atividades em sala de aula, e nas aulas práticas. Quanto às aulas extra classe, terão duração de 2 horas diárias para cumprimento da carga horária definida para o curso.

SANDRA CARVALHO
ASSESSORIA/SETAS-MT