O KM - Vendas recuam 24% em maio

Depois de atingir o melhor momento de vendas no ano, em abril,comercialização retrai, tanto na análise mensal como na anual

As vendas de veículos zero quilômetro voltaram a patinar, em Mato Grosso, no mês de maio, fechando o período com queda de 24,40%. Depois de atingir em abril o melhor momento de vendas do ano, com quase 9 mil unidades comercializadas, o desempenho do mês passado retraiu, tanto na análise mensal, quanto na anual. Com isso, o volume vendido de janeiro a maio segue negativo no Estado em quase 18%. 

Conforme dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave/MT), em maio, foram vendidos 8.528 unidades zero quilômetro no Estado, volume 24,40% inferior ao registrado em maio de 2014, quando o saldo mensal foi de 11.281 veículos. Na comparação mensal, com o consolidado em abril, a queda é de 4,23%, pois naquele momento as concessionárias comercializaram 8.905 unidades. 

Com mais um mês de resultados aquém do contabilizado nos meses pares de 2014, as vendas fecham os cinco primeiros meses 17,37% menores em relação ao que foi negociado de janeiro a maio do ano passado. Foram 50.275 veículos para 41.541 acumulados até o mês passado. 

No Centro-Oeste, por exemplo, o acumulado está 18,21% menor na comparação anual, e, na mensal, maio contra maio, a retração é de 21,74%, percentual inferior ao registrado em Mato Grosso. Os percentuais do Estado também superam os da média nacional, que também fecharam com performance negativa. Foram comercializados em maio 329.822 veículos, 2,6% menos do que o mês anterior. No acumulado do ano a queda chega a 18,1%. 

ANÁLISE - O diretor da Fenabrave/MT, Paulo Boscolo, explica que o resultado estava dentro do esperado, e que não deve ser muito diferente dos próximos meses. “Esta é a realidade para 2015. Mesmo com o aumento nos segmentos de caminhões e implementos rodoviários, os resultados não devem variar muito até o final do ano”. 

O segmento de caminhões registrou venda de 151 unidades, aumentando em 11% o número de emplacamentos em relação ao mês anterior. Já a categoria de implementos rodoviários, que reúne veículos de transporte de cargas, como reboques, semi-reboques e carrocerias, registrou 157 unidades emplacadas, com crescimento de 80,4%. 

Apesar do desempenho aquém do registrado em 2014, os resultados não são vistos com pessimismo pelo dirigente da Federação local. Segundo Boscolo, as concessionárias estão investindo nos serviços de oficina e venda de peças para amenizar a crise. “Muitos consumidores que compraram carros em 2012, 2013 e no ano passado e chegaram ao final do período de garantia, procuram agora as concessionárias em busca destes serviços. Então no momento, este é nosso pilar de sustentação”. 

MOMENTO - Outra alternativa que os concessionários vêm apostando é na valorização dos semi-novos, que segundo o diretor da Fenabrave/MT, é a “porta de entrada” do consumidor na concessionária. “Tanto para a compra, quanto para a venda, os semi-novos estão mais do que nunca valorizados”, pontuou Boscolo. 

MARIANNA PERES
Da Editoria do Diário de Cuiabá