SESP - Delegado assume secretaria de Segurança

Rogers Elizandro Jarbas deixará a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para se dedicar ao novo cargo

O delegado Rogers Elizandro Jarbas irá assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques (PSDB) ontem (29) durante inauguração do posto do Ganha Tempo no Várzea Grande Shopping. 

Para tanto, Roger deixará a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), cargo que ocupa desde o início da gestão tucana. A posse ainda não foi marcada. 

Desde a última quarta-feira (30) a pasta vinha sendo comandada pelo próprio chefe do Executivo estadual. Isto porque o então secretário Fábio Galindo deixou o posto em decorrência de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe membros do Ministério Público de ocupar funções no Executivo. 

Galindo é promotor de justiça do estado de Minas Gerais. Ele veio para Mato Grosso para assumir o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativo (Cira). 

O promotor entrou na Sesp em dezembro do ano passado em substituição ao promotor Mauro Zaque, que abandonou o cargo em dezembro do ano passado alegando motivos pessoais. 

Também está sendo ventilada a possibilidade de ele vir a disputar a eleição de outubro deste ano como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB). A articulação estaria sendo feito pelo governador. 

Galindo ficou pouco mais de três meses à frente da Secretaria. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de ele abandonar a carreira de promotor para continuar à frente da Pasta. Nos bastidores, a conversa era de que ele iria se aposentar para permanecer na Secretaria. 

A decisão do Supremo se deu em decorrência da nomeação do Wellington Lima para o cargo de ministro da Justiça. Ele é integrante do Ministério Público da Bahia e assumiu o Ministério graças à indicação do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. 

A medida foi questionada pelo Partido Popular Socialista (PPS) no Supremo, tendo como base o texto constitucional. A legenda alegou que nomeação era inconstitucional, tendo em vista o artigo 128 da Constituição Federal, que prevê dedicação exclusiva aos servidores da instituição. Ou seja, a legislação veda qualquer outra atividade a membros do Ministério Público, exceto a de magistério. 

Além de Galindo, também deixaram o primeiro escalão municipal as promotoras de justiça Ana Luíza e Maria Fernanda. Elas eram secretaria e secretaria-adjunta de Meio Ambiente, respectivamente. 

Rogers Jarbas está desde o início da gestão de Pedro Taques à frente do Detran. Antes de assumir a autarquia, ele atuava na Delegacia Fazendária. 

Em seu lugar à frente do Departamento de Trânsito, assume o diretor de Gestão Sistêmica, Arnon Osny Mendes Lucas, que também é delegado da Polícia Civil e manterá a linha do antecessor no órgão. 

Fonte: KAMILA ARRUDA
Reportagem Diário de Cuiabá