Ações de Governo impulsionam crescimento de Rondonópolis

O Governo de Mato Grosso, desde 2015, investiu em inúmeras ações na cidade de Rondonópolis, terceira maior população e economia do Estado. Projetos em educação, assistência social, segurança, infraestrutura e várias outras frentes saíram do papel, resultando no crescimento e desenvolvimento da cidade.

Além disso, Rondonópolis foi sede da 11ª edição da Caravana da Transformação, maior projeto social do Governo e carro chefe dos serviços em saúde. Em dezembro de 2017, quase 7 mil pessoas passaram por cirurgias em oftalmologia no município, além de terem sido realizados mais de 40 mil atendimentos em cidadania. A cidade também teve moradores atendidos pela edição da Caravana da Transformação em Jaciara (janeiro de 2017). Inovador, o projeto visa tirar as pessoas da escuridão e zerar a espera por uma cirurgia.

Rondonópolis também ganhou uma unidade moderna do Ganha Tempo. Localizada em área nobre da cidade, na avenida Fernando Corrêa da Costa, são mais de 100 serviços ofertados à população, em parceria com órgãos estaduais, municipais e federais.

A construção foi feita por meio de Parceria Público-Privada, o que garantiu agilidade na obra e também eficiência na prestação de serviço. Esta é terceira unidade inaugurada neste modelo, Cuiabá e Sinop também contam com Ganha Tempo repaginado.

Outro projeto social de grande relevância do Governo do Estado, o Pró-Família, beneficiou centenas de famílias carentes e agentes de saúde em Rondonópolis. Trata-se do maior programa de transferência de renda da história de Mato Grosso. O Pró-família já atende 695 famílias na cidade, entre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e agentes de saúde.

Educação

Na educação também foram muitos investimentos. Rondonópolis agora tem Unemat, com vagas ofertadas aos cursos de Letras, Computação e Direito. A implantação Universidade do Estado de Mato Grosso na cidade era um antigo sonho do município. A materialização dessa reivindicação foi possível por meio de parceria entre a Unemat, Governo de Mato Grosso e a Prefeitura. Em 2017 começaram as aulas de letras e computação e este ano foi aberto vestibular para o curso de direito.

Além da Unemat, Rondonópolis também ganhou duas novas escolas, mais quatro unidades estaduais foram adequadas para período integral e uma escola militar, no modelo Tiradentes, está sendo implantada, em parceria com a Polícia Militar. Além disso, o governo já inaugurou a reforma do Cefrapo e várias unidades passaram por reformas e pintura.

O programa Pró-Escolas contempla grandes investimentos em educação. A Secretaria de Estado de Educação deve investir R$ 360 milhões até o fim deste ano.

Segurança

A segurança também é foco do Governo em Rondonópolis. O Estado tem trabalhado muito para melhorar os índices em todo Estado e na cidade não é diferente, com investimentos focados em diminuir a criminalidade.

Os dados dos primeiros meses de 2018 apontam redução significativa da criminalidade na Região Integrada de Segurança Pública (RISP) de Rondonópolis, em comparação com os dois primeiros meses de 2017. Houve redução de 43% casos de homicídios dolosos e 18% nos casos de roubo.

Também foi investido na melhora na infraestrutura da polícia. Foram inauguradas as novas sedes da Delegacia Regional, da Delegacia de Homicídios e nova sede da Politec.

Infraestrutura

O Governo do Estado também tem investido pesado para melhorar a infraestrutura de Rondonópolis e região. Entre as principais obras estão:

· Canalização do Córrego do Canivete

· Rodovia do Peixe - reconstrução de 24 quilômetros da MT-271

· Recuperação de 20 quiLômetros da MT-270 que liga ao Distrito de Fátima de São Lourenço

· Pavimentação da MT-040 (em obras). A via será uma alternativa para chegar a Cuiabá.

· Duplicação da Avenida Rio Branco, com ciclovia

· Projeto para nova ponte sobre o Rio Vermelho, na Avenida W-11

Além dessas obras, através da Secretaria de Estado de Cidades, o Governo de Mato Grosso também já entregou 740 moradias, nos residenciais Magnólia e Dona Fiuca. As casas fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e receberam contrapartida do Estado.

Saúde

Desde 2015 o Governo de Mato Grosso vem trabalhando para solucionar os problemas da saúde. O Governo conseguiu a revogação da lei que impedia o Estado de repassar recursos a mais para o setor e abriu novos leitos de UTI’s. Rondonópolis conta com 40 novos leitos desde 2015, totalizando 71 já credenciados.

Outra ação importante em saúde, lançada em Rondonópolis, é o programa Papa Fila, em que 5 mil pessoas sairão da fila de espera por cirurgias de ginecologia, urologia, vascular, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia geral.

Rondonópolis foi a primeira cidade de Mato Grosso beneficiada pelo programa, que promete reduzir a fila por uma cirurgia eletiva ou exame no SUS.

O governador Pedro Taques destacou que a gestão tem um olhar atento ao município porque é um dos que mais cresce em Mato Grosso. "A nossa missão é justamente essa, ser um governo que impulsiona o crescimento, não um governo que atrapalha o desenvolvimento. Além disso, temos que ter um olhar sensível aos que mais precisam da ação do Estado para cumprir o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás", disse.

Por: Redação | Gcom-MT