O conteúdo é elaborado pela equipe técnica da Vigilância em Saúde
A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza à população uma série de informações sobre o novo coronavírus no seu site oficial, o www.cuiaba.mt.gov.br. A página inicial teve o layout alterado para que as pessoas consigam acessar de maneira fácil e rápida.
O primeiro item traz informações sobre o que é o coronavírus e perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns entre a população. As respostas foram dadas pela gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães, que faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
A gerente também é a responsável por elaborar semanalmente o Informe Epidemiológico da Covid-19 em Cuiabá, que está no segundo item da parte nova do site. O trabalho é feito em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso para monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo Coronavírus. “Este estudo é divulgado semanalmente e é de extrema importância, pois através dele poderemos construir uma base de dados sobre a COVID-19 e como ela afeta a população de Cuiabá. Por ser uma doença nova, ainda não temos dados suficientes para respondermos todas as questões sobre o vírus. Essas informações que estamos compilando serão muito úteis para começarmos a construir estudos que possam nos nortear acerca do melhor caminho a ser tomado para o controle desta pandemia”, explicou Flávia.
No terceiro item do site estão os painéis diários de casos da doença na capital. O painel traz informações de casos confirmados no município de Cuiabá, tanto de residentes, quanto de não residentes. Também apresenta o total de número de óbitos desde o começo da pandemia, número de pessoas internadas nas enfermarias e nas UTIs, tanto de casos suspeitos, quanto confirmados. Além disso, apresenta o mapa semanal da distribuição geográfica dos casos de Covid-19 em Cuiabá e gráficos dos casos acumulados, casos por dia e casos por semana epidemiológica.
O último item, sobre orientações normativas, direciona o leitor para uma página da Vigilância Sanitária. Nesta página, ao clicar em Recomendação Técnica, o leitor tem acesso a uma série de notas técnicas com protocolos de ação para o enfrentamento do coronavírus para diversos tipos de estabelecimentos, como por exemplo, supermercados, para frentistas de postos de combustíveis, até manipulação de alimentos, serviços funerários entre outros.
Fonte: ROBERTA PENHA - Assessoria de Imprensa