Pinheiro entrega UBS Parque Ohara e avança no fortalecimento da Saúde em Cuiabá

70% das 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já foram concluídas e entregues à população

Terrenos com obras não iniciadas, que estavam abandonados, trazendo insegurança para a população e esqueletos de construções inacabadas que, além disso, serviam como ponto de drogas, não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. A declaração, firmada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em seu Plano de Governo, foi reforçada na manhã deste sábado (20) durante a cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá o bairro Parque Ohara e mais 10 comunidades adjacentes. 

“Foi um dos primeiros compromissos que fiz com a população cuiabana e que tenho a grata satisfação de dizer que estamos cumprindo. Do pacote de 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já entregamos a reforma e ampliação de mais de 70% entre unidades entre Centros de Saúde e PSFs. A construção de novas UBS, dentre elas a Jockey Clube, Santa Terezinha/Itapajé agora a Parque Ohrara que começa a integrar o time e na próxima semana entregaremos também a Ilza Picole e outras duas unidades. Além disso, entregamos o maior complexo hospitalar do Centro-Oeste, que é o HMC e a UPA Verdão. São grandes obras que antes traziam insatisfação e insegurança para a população e hoje, significam mais humanização em Saúde”, frisou Pinheiro. 

Com investimento de mais de R$ 800 mil viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS foi entregue totalmente equipada, com farmácia otimizada, ambiente climatizado e com consultório odontológico, com capacidade de atendimento para três pessoas. A unidade irá funcionar em hora estendida até às 21h, beneficiando mais de 10 mil pessoas da região e também contribui para o fortalecimento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. 

“Estamos avançando no processo de humanização na saúde e não há como fazê-lo sem investirmos na Atenção Primária, a qual recebemos apenas com cerca de 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total. Com as unidades entregues, aliadas às que entregaremos até fim do mandato, conseguiremos progredir para mais 60 equipes de Saúde da Família, finalizando a gestão com mais de 120, próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde. Esse foi outro compromisso do prefeito e é o caminho para levarmos a saúde às famílias cuiabanas, diminuindo os atendimentos na urgência e emergência e na média e alta complexidade” completou.

Em razão das medidas de mitigação a propagação do novo Coronavírus, a entrega foi realizada de maneira simbólica, sem solenidade. Estavam presentes o vereador por Cuiabá e presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e o vereador Adevair Cabral.

HOMENAGEM

A pedido da própria comunidade local, a nova UBS recebeu o nome de Hissão Ohara em homenagem ao importante papel desempenhado pelo saudoso líder junto à comunidade.

Fonte: OZIANE RODRIGUES - Assessoria de Imprensa