UPA Verdão atende pacientes transferidos com suspeita ou confirmação de Covid-19

O secretário-adjunto explica que funcionamento da unidade neste período de pandemia é apenas de retaguarda

A Unidade de Pronto Atendimento 24h - UPA Dr. Jony Soares Ramos , localizada no bairro Verdão, foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na ocasião do aniversário de 301 anos de Cuiabá. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a unidade de Atenção Secundária tem funcionado como retaguarda às demais UPAs e policlínicas da capital, recebendo apenas pacientes transferidos com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus e que apresentam sintomas leves ou moderados.

Na UPA Verdão, os pacientes ficam internados, aguardando transferência para unidades de alta complexidade, ou seja, para o Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro), Hospital São Benedito, Santa Casa ou Hospital Metropolitano. É o que explica Luiz Gustavo Raboni Palma, secretário-adjunto de Assistência em Saúde de Cuiabá.

"Estamos passando por uma coisa vista há quase cem anos, que é uma pandemia, onde toda a estrutura de saúde, tanto pública como privada, está sendo superlotada, onde profissionais estão adoecendo, onde todo o esforço está sendo em prol da população, onde a Secretaria de Saúde está trabalhando dia e noite para tentar dar uma saúde de qualidade e suporte para o paciente neste momento. A UPA do Verdão não foi entregue como UPA por conta desse motivo. Toda a estrutura, toda logística, toda rede foi redesenhada para dar suporte para todas as outras unidades de saúde que nós temos no município", informa.

Pelo fato de funcionar como retaguarda, na semana passada, alguns equipamentos (respiradores e monitores) da UPA Verdão precisaram ser direcionados a pacientes de outras unidades, internados por outras enfermidades. "Porque as outras doenças continuam. As hipertensões continuam, os infartos continuam, os AVCs continuam, as diabetes descompensadas continuam, necessitando de leitos de unidade de terapia intensiva", lembra o secretário-adjunto.

Luiz Gustavo Palma informa ainda que parte dos aparelhos já foi devolvida, mas salienta que "esses materiais que não estão na unidade estão sendo utilizados por pacientes do SUS, que estão sendo salvos em outras unidades". 

Ele ainda reforça que a Secretaria Municipal de Saúde está à disposição da população para atender e informar. "Quem tiver dúvida e precisar pode procurar qualquer unidade de saúde que vamos esclarecer prontamente que todas as decisões são baseadas de forma técnica", afirma.

Fonte: CELLY SILVA - Assessoria de Imprensa