Vendas do comércio em MT crescem 3 vezes mais que média Brasil


A Pesquisa Mensal Do Comércio (PMC) referente a agosto/2020 destaca variação recorde (+3,4%) do comércio brasileiro para o mês, sendo que Mato Grosso apresenta crescimento 3 vezes superior a esta média (10,5%), ficando atrás apenas do Piauí (10,6%), Amapá (12,1%), Rondônia (12,8%) e Acre com (15,6%), todos com economia (PIB) de desempenho inferior Ao estado mato-grossense.

Na receita nominal de vendas os dados praticamente se repetem com Mato Grosso crescendo 11% e a média brasileira com 3,9%.

Também no indicador de volume de vendas ampliado, que acrescenta os segmentos de veículos, motocicletas e material de construção, o desempenho de Mato Grosso foi de 9,4% contra a média Brasil que cresceu 4,6%. Nessa tabela o Estado tem o quinto melhor resultado entre todas as unidades da federação, com Ceará, Sergipe, Acre e Piauí nas primeiras colocações.

A injeção de recursos pelo Governo Federal através do auxilio emergencial tem tido papel preponderante no crescimento da atividade comercial, porém, Mato Grosso através das atividades relacionadas ao agronegócio tem um diferencial, uma vez que as comodities agrícolas e a produção passam por um período de aumento na produção com alta valorização de preços, o que beneficia nossa população trazendo benefícios ao comércio do estado.

Eletrodomésticos, artigos de uso pessoal, farmácias, supermercados e material de construção são os maiores contribuintes para o desempenho positivo, já equipamentos e material para escritório, tecidos, vestuário e calçados ainda não superaram os efeitos da crise e contribuem negativamente para os índices do comércio.

Dados das pesquisas do ambiente econômico divulgados pela CDL Cuiabá, mostram aumento da confiança do consumidor e de empresários, juntamente com o crescimento das receitas do Estado, apontam que poderemos ter, apesar do ano ímpar pela pandemia, um resultado modesto, porém, acima de 2019 na atividade comercial de Mato Grosso.

Fonte: PMC agosto 2020 IBGE