Seduc e UFMT se unem para capacitar professores e melhorar qualidade do ensino na rede estadual


Juntos, os órgãos vão ofertar formação continuada dos professores para melhorar aprendizagem e alcançar resultados, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Para garantir a melhoria na qualidade do ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai investir na formação continuada dos professores da rede estadual. Essa política de capacitação será possível por meio de parcerias com as instituições superiores de ensino.

Uma delas é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que vai promover curso para que os professores possam melhorar o ensino dos alunos na rede estadual.

As tratativas desta ação de formação foram discutidas nesta sexta-feira (27.11), durante uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Alan Porto, e o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva.

Essa formação continuada será possível por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema integrado pelas instituições de ensino superior da rede pública que oferta cursos com foco nos locais onde os alunos tenham algum tipo de dificuldade no acesso à formação.

O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e municípios.

Formação de educadores

O secretário de Educação destacou que para alcançar o resultado de uma educação de qualidade é indispensável a oferta de uma formação complementar dos educadores e que a presença da universidade é fundamental na educação.

“Nós queremos a UFMT aqui dentro para ser nossa parceira na Seduc, juntos vamos somar os esforços na realização deste processo de mudança da educação estadual em Mato Grosso”, disse Alan Porto.

De acordo com o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, a instituição está disponível para contribuir nesta nova etapa de mudanças na educação estadual que busca por melhores condições de aprendizagem para os alunos.

“A universidade se coloca à disposição para que juntos possamos construir projetos com o objetivo finalístico de melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso”.

Ainda de acordo com as declarações do reitor, essa positiva ação da Seduc de promover parceria de qualificação vai refletir “diretamente no bom processo de ensino e aprendizagem, e no resultado de sucesso”.

A equipe da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional vai elaborar um panorama de quais os cursos e programas de formação serão ofertados de acordo com a necessidade de cada região.

Sistema de ensino

Na ocasião, o secretário Alan Porto apresentou aos gestores os planos de melhoria na educação. O gestor destacou que a rede estadual vai receber investimentos na aquisição de novos materiais didáticos para fortalecer e elevar o nível de aprendizagem dos jovens.

A Seduc vai implantar o sistema estruturado de ensino, uma solução pedagógica, que inclui material apostilado de excelência para melhorar a aprendizagem dos alunos; a plataforma digital de ensino; e a formação continuada dos professores de acordo com as necessidades das escolas; e o sistema de avaliação permanente dos estudantes. 

Além do material didático de ponta, os alunos vão ter ‘chromebooks’ – computador portátil específico para a educação - como uma possibilidade de aprendizagem, e os professores terão notebooks à disposição.

A secretaria dispões de um diagnóstico da educação nas escolas, o que possibilita entender as dificuldades dos estudantes para aplicar o processo de intervenção pedagógica, e um reforço, e reverter os índices negativos.

“A nossa meta é audaciosa. É melhorar em mais de 20% a nossa nota do Ideb nos próximos dois anos”, conta o secretário sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que está com média de 5,6 em Mato Grosso.

Fonte: Carlos Celestino | Seduc-MT