ARTIGO - Em tempos de pandemia, culinária é uma opção de fonte de renda

Um levantamento do Sebrae mostra que a procura por cursos e capacitações cresceu mais de 200%, em 2020, em comparação a 2019.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as pessoas viram no empreendedorismo uma solução para vencer a crise. E entre os cursos mais procurados está o de culinária.

O segmento ainda está em transformação - trabalhadores qualificados nessa área passarão a ser cada vez mais solicitados.

A bancária Rafaela Mirian Rossi, 25 anos – viu nos hamburguês uma nova opção de renda. “Para abrir meu negócio de forma delivery, senti a necessidade de me aprimorar, então me inscrevi no curso para aprender a fazer hambúrguer, e continuo com esse desejo aflorado e vou aprender ainda mais”.

O Chef de cozinha e empresário David Melo, há 10 anos atua no ramo de consultorias para restaurantes e também tem sua própria escola culinária, a “David Melo Culinary School” – localizada no Shopping Estação em Cuiabá, Mato Grosso, e no Norte Shopping, no Rio de Janeiro.

Responsável por qualificar centenas de alunos, David ressalta que na pandemia, a maioria dos cursos procurados foram os que promovem uma renda extra, e as pessoas possam fazer em casa para ingressar nos aplicativos de apps de delivery para comida, ou vender no próprio condomínio.

“São tortas salgadas, pães, bolos, doces no pote, massas frescas, tudo o que pode ser vendido. É diferente de uma aula que a pessoa faz por hobby, como a de cozinha francesa, por exemplo.Após uma aula de como fazer brigadeiro, você aprende a diversificar os sabores, já pode colocar em caixinhas e vender. A pessoa sem ter muitos equipamentos em casa, pode colocar a ideia em prática e faturar aí em média R$ 8 mil por mês”, afirma.

Atualmente com a reabertura do comércio, David já retomou as aulas presenciais, mas durante o isolamento social, o empresário viu nas plataformas digitais um meio de inovar na forma de lecionar os cursos, por isso, investiu em apostilas virtuais, aulas por chamadas de WhatsApp, e até lives realizadas pelo Instagram. “Cheguei a dar aula até para o pessoal de Campos do Jordão, em São Paulo, Bahia, João Pessoa, na Paraíba, Acre, tudo via online”.

O engenheiro eletricista, Carlos Tavares é um dos alunos mais assíduos do David Melo, e o motivo é a metodologia aplicada pelo Chef. “O curso é muito fácil, sem frescura, bem didático. É só seguir o passo a passo”.

Tavares complementa que, “aprender a fazer as refeições para si mesmo e para o próximo tem um sabor diferente. É uma satisfação, principalmente quando elogiam”.

Redescobrindo a cozinha durante a pandemia

A culinária além de ser uma fonte de renda extra, ou até uma nova forma de sustento, já que muitos perderam o emprego, também foi redescoberta como um passatempo para aqueles que precisaram ficar mais tempo em casa, e viram na cozinha um espaço para desenvolveram um hobby e passaram a se aventurar em receitas mais elaboradas.

“Eu comecei a pegar gosto por cozinhar, e fazendo mais reuniões em casa, comecei a caprichar para receber alguns amigos. Já fiz comida japonesa, massa de pizza, risoto e hambúrguer”, conta Faiene Ferraz, bancária.

Bruno de Almeida renovou os jogos de talheres, pratos, copos, o contador esclarece que se tornou especialista em hambúrguer e churrasco.

"Cozinhar pode ser considerado uma terapia também. E as pessoas estão se redescobrindo, e adquirindo hábitos mais saudáveis. Além da nova tendência – ‘faça você mesmo’”, esclarece David.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho do Chef David Melo pode encontrá-lo nos seguintes endereços:

GastroBar David Melo está localizado no Shopping Estação em Cuiabá no piso L 1, aberto todos os dias das 10h às 23h.

O espaço David Melo Café e Restô funciona das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sábado das 8h às 15h, na Avenida Carmindo de Campos, Jd. Petrópolis na Todimo, Cuiabá.

O endereço do novo Vô Joel Cozinha Rural e Gastro Bar é na Rua Brigadeiro Gomes ao lado do Gato Mia, antigo El Pancho. A unidade deve abrir as portas em janeiro de 2021.

O Chef Davi Melo também está com seus estabelecimentos no Instagram:

@davidmelocba

@gastrobardavidmelo

@davidmeloculinaryschool

@davidmelocaferesto

@vojoelgastrobar

Fonte: 220 Assessoria