Prefeitura reforça trabalho de arborização em nova edição do Rally Ecológico

Mais de 300 mudas foram plantadas ao longo da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251)


A Prefeitura Municipal de Cuiabá mais uma vez foi parceira do evento Rally Ecológico, que já está em sua 12ª Edição. Muito mais do que um evento esportivo, o Rally tem como foco a questão da preservação do meio ambiente. Nesse sentido, somado a prova com veículos, mais de 300 mudas foram plantadas ao longo da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), do trevo próximo ao Atacadão até a Fundação Bradesco.

Entre as mudas que foram plantadas estão os ipês brancos, amarelo do cerrado, roxo e pata de vaca. De acordo com o ambientalista Abel Nascimento, é feito um estudo técnico para avaliar que tipo de árvore pode ser plantada. “Devemos obedecer a questão dos postes e cabeamentos. A maioria não passa de 8 metros de altura”, disse o ambientalista da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Na oportunidade, Abel agradeceu parceiros da Prefeitura nesse trabalho contínuo de arborização como, por exemplo, o Projeto Verde Novo, que é coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e também conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Nesses quatro anos de gestão, mais de 890 mil mudas foram produzidas no Horto Florestal, totalizando mais de 100 mil mudas plantadas. “Em todas as obras, como praças, trincheiras e viadutos, foram compostos por essas espécies. Todo trabalho tem um único objetivo, favorecer para melhorar cada vez mais o clima da nossa cidade. é contribuir com a melhoria do clima da nossa cidade”, pontuou Abel.

Além disso, o ambientalista fez questão de destacar o empenho da primeira-dama Márcia Pinheiro, que entendeu o processo ecológico. Segundo ele, esse será um legado que ficará marcado na história.

Por conta do enfrentamento a pandemia do coronavírus, todo o cuidado foi tomado pelos organizadores do evento, a fim de evitar aglomeração no Parque Tia Nair, sendo esse o ponto de largada dos participantes. Pouco mais de 100 competidores, entre motos e carros, contribuíram para o sucesso de mais uma edição. Tradicionalmente, a ação é realizada no mês de abril, em comemoração ao aniversário da Capital. Por conta do Covid-19, o evento foi realizado no mês de dezembro.

O secretário de Cultura e Esporte, Francisco Vuolo, fez questão de reforçar a parceria com a organização do Rally, que já faz parte do calendário de atividades do município. O Rally Ecológico vem ao encontro da proposta do prefeito Emanuel Pinheiro, que é a preservação do meio ambiente. “Participar de ações como essa, que congreguem mais de um tipo de atividade, é uma satisfação. A questão da sustentabilidade é necessária para que cada vez mais tenhamos equilíbrio ambiental”, comentou o secretário.

O Rally Ecológico é uma prova de regularidade que, ao contrário das de velocidade, exige a manutenção das médias horárias de velocidade pré-determinadas, que não passam dos 60 Km/h. Nesta edição, o evento contou com a participação de 131 equipes, entre carros e motos. A largada aconteceu, as 8 horas da manhã, no Parque Tia Nair, e a chegada está prevista para o final da tarde, na Marina do Altayr, no Lago de manso, totalizando 200 km de percurso, cerca de 10 horas de prova.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do Rally Ecológico e é promovido Sportsmotor Clube de Automobilismo, com supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Mato (FAEMT) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Limpurb e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer é parceira do Rally Ecológico, juntamente com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), Postos Morada/Shell, Energisa, Colégio Master e o Grupo Gazeta de Comunicação.

Fonte: CAROLINA MIRANDA - Assessoria de Imprensa