ARTIGO - Acomac/MT e Sindcomac/MT parabenizam o início da vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso.

Presidente da Acomac/MT, Paulo Esteves.
- Nesta quarta-feira (20), os profissionais da saúde começaram a receber a imunização contra a Covid-19, em Mato Grosso. O Governo Federal liberou 126 mil doses da Coronavac, sendo que 30 mil foram destinadas para a capital, a expectativa é que 63 mil pessoas recebam a vacina, já que são duas doses. 

O presidente da Acomac/MT, Paulo Esteves parabeniza a iniciativa dos Poderes em colocar em prática, a força tarefa em prol da vacinação.

“Agora, nosso apelo é para que todos os mato-grossenses sejam imunizados. É preciso união de esforços, diálogo entre estado e municípios, e que cada um cumpra com a sua responsabilidade. Não há tempo a perder. Cada dia e cada vida importam”, afirma.

Esteves complementa que durante a pandemia, o segmento de materiais para construção foi considerado essencial, e por isso permaneceu em plena atividade. “Conseguimos manter os empregos em meio a um cenário de demissões, e claro sempre zelando pela segurança dos nossos colaboradores e clientes. E mesmo com a imunização, a maioria dos protocolos de biossegurança serão mantidos”. 

José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sindcomac/MT, ressalta que a medida é uma vitória dos brasileiros na luta contra a pandemia. “Infelizmente perdemos muitas vidas. Isso é irreparável, mas graças ao esforço dos cientistas e pesquisadores brasileiros conseguimos a vacina. Agora o desafio é das autoridades competentes viabilizarem condições técnicas para que laboratórios e instituições no Brasil possam produzir rapidamente a CoronaVac, e desta forma alcançar a todos os brasileiros e mato-grossenses”. 

Vacinas

Além da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, o plano de vacinação do Governo Federal prevê, ainda, a inclusão do imunizante Astrazeneca, produzido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford.

Ambas as vacinas são indicadas para pessoas acima de 18 anos e com aplicação de duas doses. O prazo para a segunda dose da Coronavac é de 14 a 28 dias, sendo de 90 dias para a AstraZeneca.

Plano Estadual de Operacionalização

A distribuição das 126.160 doses de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso começa nesta terça-feira (19.01). O envio obedecerá ao Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, que será executado pela SES-MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa.

Nos casos em que for necessário, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) disponibilizará seis aeronaves de sua frota para dar celeridade à distribuição.

Os imunizantes serão encaminhados para 14 pólos regionais, que serão a ponte de distribuição para os demais municípios, considerando a quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde. A vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Fonte: 220 Assessoria