FPM: Primeiro repasse do ano apresenta alta de 53%

Será creditado na conta das prefeituras de Mato Grosso amanhã (8) o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM de 2021. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, serão repassados R$ 98.175.084,00. O valor é 53,73% maior que o praticado no primeiro decêndio de janeiro do ano passado.

Conforme ressaltou o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, essa uma boa notícia para os gestores que iniciaram os mandatos no dia 1º. “Este deve ser mais um ano atípico para a administração pública, no qual os novos prefeitos e os prefeitos reeleitos precisarão dar continuidade às ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19”, avaliou.

“Serão necessário investimentos na adaptação das unidades escolares, por exemplo, para o retorno das aulas com segurança”, acrescentou.

O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios e é composto pelo Imposto de Renda- IR e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados -IPI e repassado em três parcelas mensais, diretamente da Secretaria do Tesouro Nacional para as contas bancárias das prefeituras.

Fonte: Agência de Notícias da AMM