Posse da nova mesa diretora da ALMT será realizada na segunda-feira

A posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2021-2023 acontecerá na próxima segunda-feira (01), às 9h. Pela primeira vez na história, a cerimônia será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, com o objetivo de evitar propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Na ocasião, o atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), será reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanecerá como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Serão empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

O supervisor legislativo da Secretaria de Serviços Legislativos (SSL) da ALMT, Gabriel Barros, explica que, ao contrário do primeiro biênio da legislatura, não há um rito regimentalmente definido para a posse da mesa diretora no segundo biênio. Nesta cerimônia, a deputada Janaina Riva, na condição de vice-presidente da mesa que está se encerrando, dará posse ao novo presidente. Em seguida, Eduardo Botelho empossará os demais membros.

A nova mesa diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data - aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura - ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.

Coletiva – Após a solenidade de posse, os deputados estaduais concederão entrevista coletiva virtual, por meio da plataforma Zoom. Não será permitida a entrada de equipes da imprensa no prédio da Assembleia Legislativa em virtude das ações para conter a transmissão do novo coronavírus.

Os jornalistas interessados em participar da coletiva devem fazer inscrição prévia, preenchendo o formulário de inscrição disponível neste link. Os participantes receberão por WhatsApp as informações sobre o acesso à sala de reunião criada para a coletiva.

A Secretaria de Comunicação vai disponibilizar um número de telefone (WhatsApp) para envio das perguntas que serão feitas aos deputados membros da mesa diretora. Os questionamentos devem ser enviados no dia da solenidade, entre 8h e 10h.

Sessão legislativa – A instalação da nova sessão legislativa ocorrerá na terça-feira (2), às 9h, também de forma remota. Na ocasião, será apresentada a Mensagem do Poder Executivo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social ALMT