GALERIA LAVA PÉS - Exposição CatalogART será lançada nesta quarta-feira (10)

Projeto que integra a exposição de arte contemporânea regional foi contemplado no edital MT Criativo da Secel. Objetivo é catalogar, digitalizar e certificar obras de artistas de MT

Começa nesta quarta-feira (10.02) a 1ª Exposição de Arte Contemporânea Regional - CatalogART. Contemplada no edital MT Criativo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra faz parte do programa CatalogART que visa a catalogação, digitalização e certificação de obras de arte produzidas por artistas do Estado.

“Quando pensamos o projeto, pensamos na defesa do produto cultural de Mato Grosso, no reconhecimento do acervo artístico de nossos pintores, escritores e demais artistas para fortalecer a cultura mato-grossense”, explica o idealizador e criador do projeto, o empresário e gestor cultural Guilherme Chaves.

A ação propõe uma nova visão sobre como preservar a arte mato-grossense, patrimônio imaterial da população que deve ser resguardada para as próximas gerações.

“Aqui o nosso propósito é de valorizar a arte regional, através de padrões de certificação, exposições físicas e digitais em 360º em uma série de ações culturais realizadas pelo Instituto Ateliê de Projetos”.

Fazem parte do projeto a arquiteta e diretora de arte Nadja Lammel e uma equipe de profissionais capacitados. Os artistas são selecionados por banca composta por profissionais da cena cultural do Estado, composta por curadores, professores de arte, artistas visuais e jornalistas.

Além da exposição, a principal ação do programa foi a palestra Gestão de Museus Virtuais 360º que ofereceu conhecimentos sobre a exposição virtual dos acervos artísticos de museus. A atividade conduzida pelo professor Doutor Ricardo Macedo aconteceu no último sábado (06.02), em formato presencial e online.

1ª Exposição CatalogART

A 1ª exposição CatalogART possui curadoria de Odete Venâncio, importante artista visual e curadora, que se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística.

A primeira edição da exposição contará com consagrados artistas regionais: Heleninha Botelho, Adão Domiciano, Zilda Barradas, Fred Fogaça, Wender Carlos, Alair Fogaça, Amilton Martins, Elieth Gripp e Régis Gomes, dentre outros.

Segundo Guilherme Chaves, em breve haverá a publicação de edital de seleção para novas etapas e continuidade do programa.

O público poderá conferir 1ª Exposição CatalogART a partir desta quarta-feira (10.02), às 18h30, na Galeria Lava Pés, localizada no hall principal da Secel. A exposição segue aberta para visitação até o dia 28 de fevereiro.

Homenagem

O homenageado nesta etapa do programa é o artista plástico Victor Hugo, recentemente reconhecido pelo título de Embaixador do Pantanal. Sua obra já possui reconhecimento internacional, devido a sua dedicação a retratar a natureza, fauna e flora do bioma pantaneiro. Outro viés de seu trabalho é retratar figuras oficiais e públicas com imensa qualidade técnica.

Serviço

1ª Exposição CatalogART

Local: Galeria Lava Pés, Cuiabá

Abertura: quarta-feira (10.02), às 18h30

Mais informações: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235

Agendamentos: [email protected]

Fonte: Assessoria