Primeira-dama garante PcDs no Qualifica 300 e busca melhorar inserção no mercado de trabalho

O programa de capacitação profissional já beneficiou mais de 5 mil pessoas, entre 2019 e 2021

Dos 423 participantes que concluíram a 2ª edição Qualifica Cuiabá 300 anos e receberam a certificação, na semana passada, 5% pertenciam ao grupo de Pessoas com Deficiência (PcD). A inclusão desse público no programa de capacitação da Prefeitura de Cuiabá é uma determinação da primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora e principal articuladora da iniciativa social que já beneficiou mais de 5 mil cuiabanos, entre 2019 e 2021.

“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro prioriza as pessoas que mais precisam do poder público e por isso garantimos o espaço para os PcDs. Dessa forma, eles também estarão preparados para o mercado de trabalho e podem ter mais oportunidade. Além disso, também podem montar um negócio próprio e gerar renda familiar, que é o principal objetivo desse programa”, argumenta a primeira-dama.

Entretanto, a primeira-dama frisa que a capacitação dos PcD’s é apenas um e não o mais importante pilar para o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho e garante buscar formas de contribuir ainda mais para o sucesso desse grupo na busca por emprego e renda.

“Nós sabemos que a qualificação é fundamental, mas não é o determinante no sucesso das contratações e permanência destas pessoas no mercado. A forma como eles são atraídos, selecionados, recebidos e integrados ao mercado são fatores que pesam e iremos sentar com o novo secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, com as pessoas que precisam desse cuidado e com empresários para debater esse processo”, relata.

Segundo Márcia, a ideia é buscar uma agenda com o setor empresarial e discutir a melhor forma de inserção, incentivos para contratação e maneiras de inclusão que garantam o desenvolvimento das funções de trabalho das pessoas com deficiência.

“Não é somente contratar os profissionais. É preciso pensar na inclusão deles de uma forma programática, contendo ações de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de inserir uma cultura organizacional que torne o ambiente acessível. Também é preciso saber que esse público precisa de cuidados no campo comunicacional, arquitetônico e outros para garantir o desenvolvimento de seu trabalho”, explica.

O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens Dias da Silva, o Rubinho da Guia, comemora a atenção da atual administração do Município para a área e reitera que irá trabalhar para que essa valorização seja cada vez maior.

“Parabenizo a primeira-dama Márcia Pinheiro e o prefeito Emanuel Pinheiro, que sempre buscam a humanização. O espaço dado aos PcDs já no Qualifica Cuiabá nos honra e nos deixa muito gratos. Nosso trabalho na Pasta será nesse sentido de buscar igualdade, dentro das necessidades, para todas as pessoas com deficiência”, destaca Rubinho.

Fonte: NÚCLEO DE APOIO A PRIMEIRA-DAMA