Projeto inclui professores em grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19

Técnicos administrativos e demais profissionais da educação também são incluídos em proposta

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor de projeto de lei (PL 142/2021), protocolado na terça-feira (21), que estabelece prioridade aos professores e demais servidores públicos da educação na vacinação contra o coronavírus (Covid-19), quando autorizadas as atividades profissionais no modo presencial.

A proposta do parlamentar é garantir a segurança necessária para a retomada da aula presencial na rede pública, evitando que as unidades escolares sejam propagadoras da Covid-19.

“A escola é um dos espaços privilegiados para aglomerações, proliferação do vírus e um polo gerador de contaminação. Os trabalhadores que atuam na educação são formados por um contingente com faixa etária superior a 40 anos, muitos deles com comorbidades, a maioria advinda do próprio exercício da profissão. É necessário dar mais atenção à educação e incluir estes profissionais nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19”, justificativa o parlamentar.

Mato Grosso deu início ao Plano Nacional de Imunização no dia 18 de janeiro, atendendo as regras do governo federal.

A vacina que está sendo utilizada é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com laboratório chinês Sinovac.

Na sexta-feira (19), o Ministério da Saúde autorizou a dispensa de licitação para compra sem licitação das vacinas Sputnik V e Covaxin , desenvolvidas em laboratórios da Rússia e Índia, respectivamente. No total, a pasta prevê um investimento de R$ 2,3 bilhões na compra dos imunizantes e insumos para fabricação. Ambas as vacinas ainda deverão ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, posteriormente, serem distribuídas aos estados e municípios.

Fonte: RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos