ARTIGO - O Amigo-Irmão Roosivelt Coelho

* Por Wilson Santos *

Conheci Roosivelt em 1971, quando sua família deixou Vila Bela e aterrissou no Bairro do Baú em Cuiabá, seu pai Norberto Ferreira Coelho, um veterano da Segunda Guerra Mundial e sua mãe Ana Cruz trouxeram mais de 10 filhos e filhas.

Convivemos por 50 anos, numa amizade tão pura e profunda, que sua saudosa mãe me tratava como filho e eu considero a família Ferreira Coelho como extensão da minha família.

Lembro-me muito bem dos nossos jogos de futebol nos campinhos do Baú, Lixeira e Araés; dos jogos de bolita; da nossa paixão pelo Operário/VG; das noites que “roubávamos” a rural willians do seu pai para darmos um giro pela noite cuiabana, das resenhas na esquina das ruas Vila Maria com São Francisco, das disputas pelas mesmas namoradas, das guerras de mamonas, das festas de São Benedito, do Mestre Inácio, de Dona Beleca, de Dona Juja e das vezes que fomos barrados por não possuir o “tal do blazer” em algumas dessas festas; ainda fomos contemporâneos na querida ETF/MT (antiga Escola Técnica Federal) e cursamos licenciatura na UFMT.

Mas foi na política onde mais convivemos, Roosivelt foi o amigo mais próximo, de uma lealdade total, discreto, divertido, ria até de situações desconfortantes, mas também sabia a hora e o ambiente para puxar minha orelha, ético sob todos os aspectos, motorista, segurança, conselheiro, assessor de scool, pau pra toda obra, amigo de todas as horas, vibrava com nossas vitórias e sofria mais que eu nas nossas derrotas.

Roosivelt Coelho foi vereador por Cuiabá durante quase três anos, marcou sua passagem com ética ímpar, corajoso, sempre teve sede de justiça, foi um dos mais produtivos parlamentares naquele período. Propôs e presidiu a CPI da Pedofilia, autor da Comenda que homenageia os profissionais da Educação (Comenda Benedito Pedro Dorileo); um dos mais assíduos na Tribuna defendendo a ética e trabalho sério, além de rejeitar jetons e outras verbas extras.

Na minha passagem pela Prefeitura de Cuiabá (2005-2010) nomeei Roosivelt para chefiar o Fundo Municipal de Educação, ambiente altamente desejado pelo gigantesco volume de dinheiro que movimenta, Roosivelt é visto ainda como um dos mais sério e transparente comandante desse Fundo.

Sobre seus filhos (Rafael, André e João Neto) soube como poucos, repassar princípios e valores rigorosos de ética, moral, solidariedade, amizade e fé cristã, e claro, junto com sua mulher Eliana, de quem não suportou ficar separado mais que uma semana.

“ADEUS – A-DEUS

NÃO É UMA DESPEDIDA, É ENTREGAR A DEUS AQUILO QUE VOCÊ NÃO PODE MAIS CUIDAR”

Caio Abreu

* Wilson Santos é professor e deputado estadual por Mato Grosso *

Fonte: Rafael Costa - Assessoria